A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CRISTINA DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA CRISTINA DA SILVA SANTOS
DATA: 14/09/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de reuniões do NPGECIMA
TÍTULO: Concepções sobre CTS de formandos do curso de Licenciatura em Química de duas IES do estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Concepções C-T-S, Ensino de C-T-S, Licenciandos em Química, Questionário VOSTS, Grupo Focal, Análise Textual Discursiva
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa investiga as concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade e suas interrelações, de formandos de Licenciatura em Química de duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, uma da rede privada e outra da rede pública do estado de Sergipe. A pesquisa busca compreender também como tais licenciandos se posicionam, enquanto futuros educadores, sobre o ensino nessa perspectiva, correlacionando tais concepções a aspectos relevantes de sua formação inicial. A magnitude desta pesquisa ancora-se no acelerado desenvolvimento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como suas influências de maneira direta e indireta nas esferas humanas, sociais, culturais e econômicas. Assim, torna-se instigante analisar as concepções que tais licenciandos possuem sobre a a natureza da ciência, dos saberes científicos, bem como sobre as interrelações C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade), uma vez que estes serão os responsáveis pela alfabetização científica no ambiente escolar, de modo a formar sujeitos críticos e reflexivos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para tal, a coleta de dados dividiu-se em dois momentos. No primeiro, houve a aplicação de um questionário investigativo, composto por duas partes: a primeira constituiu-se em uma versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society), sendo composta, portanto, por questões fechadas. A segunda parte do questionário, compôs-se por 8 (oito) questões abertas sobre ensino de C-T-S e a formação inicial dos sujeitos relacionada a esse paradigma de ensino. No segundo momento da coleta de dados, haverá a aplicação da técnica de grupo focal em três reuniões. A primeira com os discentes da IES privada, a segunda com os discentes da pública e, por fim, a terceira e última com alguns discentes de ambas as IES. Para a análise dos dados coletados por meio do questionário VOSTS, faremos uma categorização das respostas tendo em vista algumas categorias que serão estabelecidas por meio da validação deste questionário, a qual ocorrerá por meio das respostas dos especialistas da área que se dispuseram a contribuir com a pesquisa. Para a análise da segunda etapa do questionário e dos dados coletados por meio das reuniões em grupos focaias, será utilizada a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi. Até o momento, apenas os dados da segunda etapa do questionário investigativo, envolvendo os sujeitos da IES privada, foram analisados. Esses formandos assumiram ter estudado sobre ensino de CTS em algumas disciplinas, o que condiz com a grade curricular do curso no qual estão matriculados, porém, muitos revelaram-se inseguros para desenvolver esta abordagem em sala de aula e demonstraram interesse em se aprofundar na temática. Suas concepções de uma maneira geral se apresentaram de acordo com algumas categorias canônicas na literatura da área.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - MARIA CLARA PINTO CRUZ

Notícia cadastrada em: 01/09/2016 14:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10