Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE NUNES SANTOS
DATA: 14/09/2016
HORA: 18:00
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: Um olhar sobre aluno surdo, em situação de fracasso escolar, e a sua relação com os conteúdos escolares.
PALAVRAS-CHAVES: ex-aluno/a surdo, Inclusão, Relação com o saber
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:
A presente investigação é fruto de questionamentos e inquietações, que surgiram no final do ano letivo de 2015, durante as minhas primeiras experiências profissionais como professora de Química do EM em um colégio estadual baiano, na qual frequentavam três alunos surdos, atualmente em situação de desistência. Para tanto, tem-se como objetivo compreender a partir das visões de um ex-aluno e uma ex-aluna, surdos, biologicamente irmãos, em situação de fracasso escolar aos moldes de Charlot, a relação estabelecida por eles com a escola e com os conhecimentos científicos escolares, especificamente os de química, durante sua vivência escolar no Ensino Médio”. A trajetória metodológica terá fundamentos na pesquisa qualitativa, fundamentado nos autores Bogdan e Bicklen (1994), tendo como integrantes dois ex-alunos surdos, seus pais e o professor de Química com o intuito de identificar qual a relação que esses jovens mantêm com a escola e os conhecimentos escolares, especificamente os de química.