Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIO OIAMARE DA SILVA
DATA: 14/09/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PRODEMA
TÍTULO: ESCOLAS INDÍGENAS: APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E USO DE RECURSOS DIDÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: educação indígena; contextualização para aprendizagem; procedimentos didáticos.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
No presente estudo busca-se analisar os conteúdos de ciências naturais propostos nas diretrizes curriculares da educação indígena, com a finalidade de diagnosticar conteúdos e possibilidades de recursos didáticos que facilitem aprendizagens significativas de sua clientela. Realizou-se uma pesquisa documental em site do Ministério da Educação, Leis, Decretos, Proposta Curricular Nacional, Diretrizes e normativas que tratam da questão indígena enquanto direito à educação escolar de qualidade para todos, independentemente da raiz cultural. Foram escolhidos esses documentos tendo em vista os aspectos legais e normativos que ancoram a educação indígena no Brasil. Considerou-se que tais documentos procuram reparar os danos decorridos da falta de oferta de educação formal para o povo indígena.