Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL DE ALMEIDA

DISCENTE: ISMAEL DE ALMEIDA
DATA: 09/09/2016
LOCAL: sala multiuso do PPEC
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA - REALIDADE PARA ALGUNS E FAZ-DE-CONTA PARA OUTROS
PALAVRAS-CHAVES: formação continuada; recursos tecnológicos; Ensino de Ciências e Biologia.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

As novas tecnologias da informação estão invadindo o espaço escolar nas últimas décadas, de forma rápida, exigindo uma nova postura do educador e trazendo novas possibilidades à educação. Com isso, a formação continuada se configura como um importante processo para superar essas novas lacunas existentes. No entanto, nem sempre cursos estão acessíveis aos educadores e, em alguns casos, a metodologia empregada na formação continuada dos professores não condiz com a realidade encontrada na sala de aula e muito menos com as deficiências que os profissionais apresentam no que se refere à introdução da tecnologia no espaço educacional. Essa pesquisa apresenta como objetivo perceber se o professor está fazendo o uso do seu direito à formação continuada no estado de Sergipe e como e quanto isto está contribuindo na melhoria da qualidade do ensino. Para tal, pretende-se dialogar com professores de Ciências e Biologia sobre aspectos positivos e negativos do uso de tecnologias e os possíveis entraves para a inserção das mesmas no ambiente escolar, permitindo assim esclarecer alguns questionamentos e avançar na solução de possíveis problemas que envolvem esse universo. Em seu delineamento metodológico, a pesquisa foi dividida em três etapas: análise documental acerca dos cursos de formação continuada em Sergipe; estado da arte a respeito da temática e entrevista com docentes de Ciências e Biologia que participaram ou não de formação continuada. Foi observada que há muitas políticas públicas de formação continuada, porém muitos docentes ainda não estão procurando essa formação. No estado de Sergipe, a formação continuada se dá principalmente através do programa do governo federal ProInfo Integrado e por meio de cursos oferecidos pela própria SEED, em menor escala. De maneira geral, já é possível inferir que há vagas suficientes nos cursos de formação continuada em tecnologia, porém, há ainda alguns entraves para a participação dos professores, uma vez que os mesmos não são liberados da sala de aula e tampouco são incentivados a realizá-los, sendo necessário encontrar mecanismos que possam atrair esses docentes para a formação continuada, possibilitando assim uma maior utilização das tecnologias em sala de aula.

Presidente - 426682 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 24/08/2016 23:18