A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉLIO DE MENDONÇA CLEMENTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÉLIO DE MENDONÇA CLEMENTE
DATA: 13/09/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de ensino de matemática – DMA/UFS
TÍTULO: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE À NOVA CONCEPÇÃO DO ENEM: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o Saber. Práticas Educativas. Professores de Matemática. Políticas de Avaliação. ENEM.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa está vinculada aos estudos do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe – UFS que tem o propósito de saber como e quais repercussões a nova proposta da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM refletem na e para a prática de ensino dos professores de Matemática no Ensino Médio no Estado do Ceará. A questão central da pesquisa é: Quais práticas de ensino do professor de matemática que são trabalhadas nas suas aulas no ensino médio e como estão articuladas à nova concepção do ENEM? Essa questão desdobra-se em outras questões norteadoras visando abranger a dimensão do ensino por meio do discurso pedagógico e da relação do professor com o saber. A dimensão do ensino será abordada como foco da presente pesquisa através das seguintes categorias: relação com o saber (CHARLOT, 2005, 2013; SILVA, 2008; SOUZA, 2009, 2015), as políticas públicas (MACEDO, 2013; LIBÂNEO, 2014), ensino médio (BRASIL, 1998, 1999, 2002, 2007, 2012, 2015; FELIPPE, 2000; KUENZER, 2007), ensino de matemática (FIORENTINI, 2003, 2006; MOREIRA E DAVID, 2010, PAIS, 2013) e o ENEM (BRASIL, 2009; RABELO, 2013, MOREIRA, 2014). Os sujeitos principais da pesquisa são dezesseis professores de Matemática das três escolas da rede estadual, pesquisadas (escolas A, B e C) e os sujeitos secundários são os sete coordenadores escolares. A pesquisa encontra-se em andamento, sendo estruturada em duas etapas. A primeira já realizada com aplicação de um questionário aos sujeitos participantes do estudo, com questões fechadas e abertas. A segunda etapa, ainda em andamento, refere-se aos grupos focais, cada um sendo realizado com os professores por escola. O questionário teve objetivo em levantar dados pessoais e profissionais. Com os grupos focais pretende-se aprofundar algumas questões relacionadas às práticas educativas sob a perspectiva da nova concepção de ENEM. Os resultados, ainda se apresentam de forma parcial para esta pesquisa, a partir da aplicação do questionário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo à Instituição - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

Notícia cadastrada em: 19/08/2016 11:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf