Banca de DEFESA: DANILO MESSIAS NASCIMENTO E SANTOS

DISCENTE: DANILO MESSIAS NASCIMENTO E SANTOS
DATA: 15/03/2016
LOCAL: NPGECIMA
TÍTULO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS CONFORME AS CONSIDERAÇÕES DO PNLD: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: LIVRO DIDÁTICO, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE, PNLD
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) visa escolher, por meio de um edital, coleções de livros didáticos que serão utilizadas em salas de aula do ensino básico público e elabora, ao término do trâmite, um Guia de Livros Didáticos para que os professores as escolham de acordo com as considerações e resenhas elaboradas. Então, pela importância da Estatística e Probabilidade, que são aplicadas no cotidiano nas mais diversas situações e, por no Guia estarem contidos os aspectos eliminatórios e classificatórios pedidos no edital, de forma mais analítica para cada coleção, investigamos, nessa pesquisa, se as coleções aprovadas no PNLD 2015 contêm as recomendações desse programa para esses assuntos. Para isso, em uma primeira etapa, selecionamos cinco coleções de Ensino Médio e as avaliamos, segundo a técnica de Análise de Conteúdo, compondo categorias, conforme as considerações do Guia. A fim de fechar um ciclo, que liga Livro Didático – PNLD – Professor, também pesquisamos, em uma segunda etapa, a opinião de alguns professores de Matemática que lecionam no Ensino Médio e estão fazendo mestrado na Universidade Federal de Sergipe sobre, essencialmente, a escolha do livro didático e a forma que estes abordam a Estatística. Para isso, valemos da aplicação de um questionário e usamos a técnica de análise estatística descritiva e também a Análise de Conteúdo. Assim, entre as categorias na primeira fase estão a Apresentação das Obras e Distribuição dos Conteúdos, em que evidenciamos nossas impressões sobre capa, título e verificarmos quantitativamente como estão distribuídos os conteúdos de Estatística e Probabilidade. Além disso, teve a Metodologia de Ensino e Aprendizagem, onde constatamos que todas as coleções têm uma abordagem metodológica que privilegia um aprendizado passivo, sem espaço para reflexões, a não ser por seções específicas. No aspecto relacionado ao uso de tecnologias, algumas obras trazem exemplos para serem usados nos assuntos da área de Análise de Dados, como softwares e tutoriais de uso da calculadora. Outra característica analisada foi a Contextualização, que o Guia define sob os aspectos das práticas sociais e da História da Matemática. No primeiro, notamos a inserção em todas as coleções, por meio de seções ou exercícios e no segundo percebemos que só uma coleção trata de personagens históricos de Estatística. Ademais, poucas discutem a evolução histórica dos conceitos e as motivações sociais, econômicas e científicas que levaram ao avanço da Matemática. A última categoria dessa etapa foram os Tópicos Específicos de Estatística e Probabilidade, que destacamos das considerações como o estímulo à coleta de dados ou se a obra utiliza uma outra definição de Probabilidade, além da clássica. Na segunda etapa da investigação, mais prática, a análise mostrou que os respondentes afirmam conhecer o PNLD, mas não se orientam pelo Guia para escolherem as coleções que utilizarão em sala de aula. A abordagem da Estatística no livro didático é considerada parcialmente satisfatória, com conteúdos resumidos e poucas estimulam projetos de coleta de dados. Portanto, refletimos se os recursos federais destinados a esse programa estão sendo subvalorizados e se as coleções estão mesmo se aperfeiçoando de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que é a base de consulta para a elaboração do Guia de Livros Didáticos.

Presidente - 2439639 - KARLY BARBOSA ALVARENGA
Interno - 574.597.205-00 - LAERTE SILVA DA FONSECA
Externo ao Programa - 2786515 - ULISSES VIEIRA GUIMARAES

Notícia cadastrada em: 12/02/2016 15:36