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Banca de DEFESA: ANDERSON DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 01/03/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO NPGECIMA
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ATUANTES E EM FORMAÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA QUÍMICA E A NATUREZA DA CIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: História da Química; Natureza da Ciência; Concepções de Professores; Formação Inicial de Professores de Química.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Discussões sobre a importância da utilização da História da Ciência no processo de ensino e aprendizado de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), tanto no ensino médio, quanto na formação inicial de professores, tem sido cada vez mais recorrente. Entre as contribuições para a utilização de forma adequada da História da Ciência na educação destacam-se: a colaboração no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, seja na aprendizagem conceitual ou na compreensão da própria Natureza da Ciência, isto é, como o conhecimento científico é construído e como é o pensar é fazer da “Ciência”. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar e analisar algumas concepções de professores de Química atuantes e em formação sobre a utilização da História da Química no ensino, bem como suas concepções sobre a Natureza da Ciência. Como referencial de análise utilizou-se da Análise Textual Discursiva de Galiazzi e Moraes (2011). Como referenciais teóricos utilizamos: para História da Química Martins (1990) e Martins (2006); para a Natureza da Ciência Gil-Pérez e col (2001). Os resultados desta investigação apresentaram algumas visões adequadas e inadequadas sobre o uso da História da Química no processo de ensino e aprendizagem, bem como sobre a Natureza da Ciência. A próxima etapa desta pesquisa será a aplicação de uma intervenção didática, em um curso de formação de professores de Química, utilizando um exemplo de um episódio histórico, visando analisar, posteriormente, possíveis alterações nas concepções iniciais dos licenciandos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1655045 - ERIVANILDO LOPES DA SILVA
Presidente - 1757010 - MARLENE RIOS MELO
Externo ao Programa - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI

Notícia cadastrada em: 14/01/2016 10:26
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