Banca de DEFESA: SUZANA GAMA DOS SANTOS

DISCENTE: SUZANA GAMA DOS SANTOS
DATA: 06/03/2015
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO NPGECIMA
TÍTULO: A INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS EM PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DOS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Engenharia didática; teoria das situações didáticas; sequência didática; resolução de problemas

A presente pesquisa enfatizou a metodologia da engenharia didática de Michele Artigue, procurando fazer um estudo das dificuldades apresentadas em relação à interpretação de problemas de aritmética na turma de sexto ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Aracaju. Para isto, aplicamos uma sequência didática, seguida por seis atividades baseadas na formulação e resolução de problemas no livro do Dante (2010), e inspirada na teoria das situações didáticas de Brousseau. Para análise da sequência, utilizaram-se os esquemas de Polya (2007) para responder os questionamentos ao final dessa análise. Os resultados encontrados refletem que no universo da resolução de uma situação problema envolvendo aritmética, é necessário muito mais que o aluno compreenda o enunciado de questões: É preciso entender conceitos e possuir habilidades capazes de desenvolver os algoritmos apropriados para cada tipo de situação, como também possuir disposição e aspiração em resolver o problema proposto.

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARLENE ALVES DIAS

Notícia cadastrada em: 04/03/2015 10:59