Banca de DEFESA: ERICARLA DE JESUS SOUZA

DISCENTE: ERICARLA DE JESUS SOUZA
DATA: 11/03/2015
LOCAL: npgecima
TÍTULO: O USO DE JOGOS E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: CAMPEONATO DE AVIÕES DE PAPEL E O ENSINO DE HIDRODINÂMICA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Significativa, Modelagem Mental, Experimentação no ensino de Física, Simulação Computacional no Ensino de Ciências.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho apresenta a proposta de se utilizar conjuntamente jogos educacionais, atividades experimentais e software de ensino como técnica de ensino-aprendizagem de conteúdos de Física em geral. O conteúdo abordado é o de hidrodinâmica e sua aplicação na explicação dos conceitos físicos envolvidos no voo de aviões. Como toda a sequencia didática esta norteada com a utilização de experimentos de baixo custo, utilizou-se como tema motivador um campeonato de avião de papel. Usamos como referencial teórico a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, de modo que a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos era realizada usando questões do tipo teste. Para se ministrar o conteúdo usou-se material didático próprio, onde cada tópico do conteúdo era enriquecido com atividades experimentais. Reforçava-se o aprendizado do conteúdo através do uso de simulação computacional usando o software Modellus. A avaliação dos alunos era feita com jogos didáticos usando-se cruzadinhas, caça palavras e jogos dos sete erros. Realizou-se a avaliação do projeto através da aplicação de questões do tipo concepções alternativas, que era aplicada no inicio e no final da sequencia didática. Os resultados foram avaliados na forma estatístico qualitativo, comparando-se o desempenho dos estudantes antes e depois da aplicação da sequencia didática.

Presidente - 2572398 - LUIZ ADOLFO DE MELLO
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo ao Programa - 1480830 - PETRUCIO BARROZO DA SILVA

Notícia cadastrada em: 28/02/2015 10:44