Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDECÍ JOSEFA DE JESUS SANTOS

DISCENTE: VALDECÍ JOSEFA DE JESUS SANTOS
DATA: 26/02/2015
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática (DMA)
TÍTULO: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS NO ESTADO DE SERGIPE: (1890 – 1930)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes matemáticos. Curso Normal. IERB
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Neste trabalho éanalisado como foram estabelecidos os saberes matemáticos para o Curso Normal do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB) no Estado de Sergipe, a partir da legislação oficial publicada nos anos 1890 aos anos 30 do século XX. A leitura e interpretação desses documentos permitiu compreender o processo histórico na composição das matérias relativas aos saberes mencionados, identificando permanências e rupturas no corpus desses conhecimentos ao longo dos anos investigados. Desse modo, foram apresentados alguns elementos que serviram de base para a estrutura do Curso Normal (sua gênese, conteúdos ministrados, carga horária e características do ensino) e organização das matérias que envolvem os referidos saberes: Aritmética, Álgebra, Geometria e Desenho. Os pressupostos para a realização desta investigação tomaram, primordialmente, os teóricos da História Cultural. As fontes documentais tiveram como destaque leis, decretos, regulamentos e mensagens presidenciais, todas relativas ao Estado de Sergipe. Os acervos do Arquivo Público de Sergipe, Biblioteca Pública Epifânio Dórea, Diário Oficial de Sergipe e Arquivo do Instituto de Educação Rui Barbosa foram locais de coleta a fim para identificar documentos que apresentassem vestígios suficientes para narrar a trajetória histórica de uma instituição em específico – Instituto de Educação Rui Barbosa de Sergipe.

Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - MOYSES GONÇALVES SIQUEIRA FILHO

Notícia cadastrada em: 10/02/2015 18:32