A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JAILSON DOS SANTOS FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO JAILSON DOS SANTOS FONSECA
DATA: 15/12/2014
HORA: 16:00
LOCAL: NPGECIMA - Sala de estudos
TÍTULO: O ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA: Um estudo dos Registros de Representações Semióticas por meio de Sequência Didática
PALAVRAS-CHAVES: Educação Matemática; Análise Combinatória; Registro de Representação Semiótica; Engenharia Didática.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Apresenta-se aqui o relato de uma pesquisa que teve como objetivo geral investigar o potencial das transformações dos registros de representação semiótica em uma proposta de ensino de Análise Combinatória construída com base na resolução de problemas para alunos da 2º série do ensino médio. O referencial teórico da investigação está relacionado com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina matemática, utilizando os Registros de Representação Semiótica, Níveis de conhecimento esperados dos estudantes e Resolução de Problemas, para o desenvolvimento desse estudo foi utilizado aspectos metodológicos da Engenharia Didática. A análise se desenvolveu numa perspectiva qualitativa. Participaram dessa pesquisa alunos da segunda série do ensino médio de uma escola pública de Aracaju, SE. Ficou comprovado na aplicação da sequência didática que o ensino baseado em experiências de aulas que instiguem a mobilização dos registros semióticos e com atividades relacionadas ao cotidiano do discente contribuiu de forma efetiva para a aprendizagem de Análise Combinatória.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Externo à Instituição - MARLENE ALVES DIAS
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 01/12/2014 12:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf