Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA KELI SANTOS ARAUJO

DISCENTE: NATÁLIA KELI SANTOS ARAUJO
DATA: 10/12/2014
LOCAL: SALA DE ESTUDO DO NPGECIMA
TÍTULO: Dificuldades para a resolução de problemas matemáticos no 5° ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Problemas de Matemática. Dificuldades. Alunos. Pensamento lógico.
ÁREA: Educação

A presente dissertação é um estudo realizado sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos ao resolver problemas de Matemática. Tendo como referenciais teóricos autores como Polya, Dante, Krulik, Onuchic e Allevato, dentre outros. A coleta de informações foi realizada em duas turmas do 5º ano, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Os instrumentos da pesquisa incluíram a aplicação de um teste diagnóstico, contendo quatro diferentes tipos de problemas de aritmética, e entrevista de explicitação registrada em áudio, baseada no método clínico de Piaget, com três alunos de cada turma. Como base foram identificadas no teste diagnóstico quatro categorias de análise: dificuldades para compreender o enunciado do problema, dificuldades em uma etapa do procedimento, dificuldades por desconhecimento do conteúdo e dificuldade conceitual das operações básicas. Através da análise dos dados foi possível identificar quais as dificuldades dos alunos para a resolução de problemas de matemática e também compreender como as crianças pensam e agem ao responder diferentes tipos de problemas.

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 27/11/2014 07:57