Banca de DEFESA: TATIANA SANTOS ANDRADE

DISCENTE: TATIANA SANTOS ANDRADE
DATA: 08/07/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II - PISO SUPERIOR
TÍTULO: Identificando e Classificando o perfil de leitores dos graduandos em Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
PALAVRAS-CHAVES: Leitura Científica, Ensino de Química, Formação de Professores.
ÁREA: Educação

A leitura é considerada por muitos estudiosos um instrumento essencial para auxiliar o indivíduo na construção do conhecimento e na aquisição de significados, pois, segundo Kleiman & Moraes (2003), o aprimoramento na capacidade de ler resulta também no aprimoramento da capacidade de aprender, indo além da recepção de informações, por isso entendemos ser de grande importância trabalhar a leitura em aulas de química, a fim de promover uma apreensão do conhecimento mais próxima de uma alfabetização científica. Estudos revelam que os professores de Ciências não possuem conhecimento teórico para trabalhar a leitura com seus alunos a partir do modelo interativo-construtivo (Queiroz, 2004). Com isso, buscou-se nesta pesquisa identificar o perfil de leitores dos alunos da licenciatura em química, a fim de compreendermos as visões que eles possuíam a respeito da leitura no ensino de química como também promover momentos de leitura mediados pelo professor formador e auxiliados pelo pesquisador utilizando-se das estratégias de leitura de Solé (2008), para que pudéssemos classificar o perfil de leitores dos graduandos. A partir desses momentos de leitura, buscamos identificar a linguagem utilizada pelos graduandos e, também, se estes conseguiam compreender os textos lidos. Os pesquisados cursavam as disciplinas Pesquisa em Ensino de Química e Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química da UFS. Essa identificação tinha por finalidade compreender que tipos de leitura eram realizadas pelos licenciandos e de que forma eles concebiam a leitura no ensino de química. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados, um questionário aberto com perguntas referentes à temática e um artigo científico retirado da revista Química Nova na Escola. A análise dos dados foi feita pela interpretação dos resumos e das falas elaboradas pelos pesquisados, utilizando como referencial de análise as ideias de Bakhtin (2011) e Solé (2008), que foram utilizados também como referencial teórico. Este processo de análise teve por finalidade questionar os sentidos estabelecidos em suas diferentes formas de produção que podem ser verbais ou não verbais, sendo suficiente que sua materialidade traga sentido para a sua interpretação. A partir da análise dos dados, compreendemos que a leitura é pouco valorizada no processo de formação dos licenciandos em Química da UFS, e que isso corrobora para uma postura de leitor passivo, ou seja, aquele que não interage com o texto e que apenas o lê de forma superficial (Solé, 2008).

Interno - 1039338 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - ALBERTO VILLANI
Presidente - 1757010 - MARLENE RIOS MELO

Notícia cadastrada em: 29/05/2014 11:02