Banca de DEFESA: LEONEL RICARDO MACHADO MENESES

DISCENTE: LEONEL RICARDO MACHADO MENESES
DATA: 27/05/2014
LOCAL: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
TÍTULO: Representações mobilizadas nas turmas de 1º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe no ensino de função afim e quadrática
PALAVRAS-CHAVES: Registros de Representação Semiótica, Livros Didáticos, Ensino de Função

Esta pesquisa investiga as representações matemáticas mobilizadas por alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS) durante o ensino de função afim e quadrática. Para tanto, o estudo embasa-se na teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2001, 2009, 2010), bem como nos parâmetros e orientações curriculares nacionais publicadas em Brasil (1999, 2002, 2006) e toma como fonte o livro didático Matemática: Contexto & Aplicações de dante (2010) adotado nas turmas participantes da pesquisa, as fotocópias dos cadernos de quatro (04) alunos e sessenta e um (61) protocolos de uma sequencia de atividades desenvolvida com os sujeitos do estudo. Com base nos dados coletados e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa de Lüdke e André (1986) e os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2010) conclui-se que ocorre a mobilização em larga escala do registro algébrico, tanto nas atividades de tratamento quanto de conversão. Além disso, constata-se uma expressiva dificuldade na mobilização do registro gráfico durante as transformações realizadas pelos discentes.

Presidente - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1708198 - JOAO PAULO ATTIE

Notícia cadastrada em: 16/05/2014 10:29