Banca de DEFESA: JONES CLECIO OLIVEIRA

DISCENTE: JONES CLECIO OLIVEIRA
DATA: 26/05/2014
LOCAL: Laboratório de Ensino de Matemática
TÍTULO: Representações mobilizadas nas turmas de 3º ano do Ensino Médio de duas escolas da rede estadual de Itabaiana/SE no ensino de Geometria Analítica
PALAVRAS-CHAVES: registros de representação semiótica, livros didáticos, ensino de geometria analítica
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa investiga as representações matemáticas mobilizadas por alunos de 3º ano do ensino médio de duas escolas da rede estadual de Itabaiana/SE. Para tanto, o estudo embasa-se na teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2003, 2009, 2010), bem como nos parâmetros e orientações curriculares nacionais publicadas em Brasil (1999, 2002, 2006) e toma como fonte os livros didáticos adotados pelos professores que ministraram aula durante o ano letivo de 2013, as fotocópias de vinte e um (21) cadernos de alunos e os protocolos de uma sequência de atividades desenvolvidas com duzentos e dezesseis (216) estudantes matriculados nas turmas participantes da pesquisa. Com base nos dados coletados e seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa Lüdke e André (1986) e dos princípios da análise de conteúdo Bardin (2010) conclui-se que tanto os livros didáticos quanto as atividades selecionadas pelos professores e consequentemente, realizadas pelos alunos privilegiam, em sua maioria, a transformação de conversão de registros, no entanto, enfatizam, majoritariamente, os registros algébrico, geométrico, numérico e da língua natural.

Presidente - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - DIOGO FRANCO RIOS

Notícia cadastrada em: 16/05/2014 10:28