Banca de DEFESA: TATIANE SANTOS SILVA

DISCENTE: TATIANE SANTOS SILVA
DATA: 25/02/2014
LOCAL: Auditório da Didática II – Piso superior
TÍTULO: Ensino de ciências em uma perspectiva inclusiva: utilização de tecnologia assistiva com alunos com deficiência visual
PALAVRAS-CHAVES: Recursos didáticos; deficiência visual; ensino de ciências
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A atual política de inclusão escolar da pessoa com deficiência visual nos leva uma reflexão de como está se processando o ensino de Ciências na escola inclusiva. Pois o ensino de Ciências e Biologia, sem dúvida, é caracterizado pela ampla utilização de referências visuais e ainda são escassas as tecnologias assistivas apropriadas para o ensino de Ciências que sejam voltados a educandos com deficiência visual. Por esse motivo, justifica-se um trabalho que analise a utilização de diferentes tecnologias assistivas táteis e sonoras que possam ser utilizadas por estes alunos, e o estudo de sua viabilidade de uso, para que tais análises possam contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos já disponíveis acerca dos processos envolvidos no ensino e na aprendizagem de Ciências de alunos cegos e para a formação docente. Dessa forma, coube investigar: Quais as condições de aprendizagem que estão sendo oferecidas para alunos com deficiência visual na disciplina Ciências em uma escola considerada como referência na inclusão de alunos cegos e com baixa visão na cidade de Aracaju-SE? E, Qual o posicionamento de alunos cegos e seus professores de Ciências a respeito da utilização de recursos didáticos táteis e auditivos no ensino de Ciências na escola pesquisada? Tendo em vista tais questionamentos, este trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências com alunos com deficiência visual em uma escola da rede pública de ensino em Aracaju, SE, quanto a utilização de tecnologia assistiva. A pesquisa faz uso de uma abordagem qualitativa, se adequando aos moldes do estudo de caso. Para a coleta de dados, a pesquisa foi dividida em três etapas, as duas primeiras realizadas do ano letivo de 2012 e a terceira no ano letivo de 2013. Na primeira etapa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os alunos com deficiência visual e sua professora de ciências e observações sistemáticas não participantes das aulas. Na segunda, foi realizado de um grupo de validação de diferentes tecnologias assistivas elaboradas pela pesquisadora. Na terceira etapa, as tecnologias assistivas validadas foram utilizadas pela professora e alunos em aulas de Ciências, que na oportunidade realizou-se observações sistemáticas não participantes. Por fim, as opiniões dos participantes da pesquisa foi coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas, após as aulas. Pode-se perceber com esta pesquisa, a partir das falas dos participantes, que as condições de aprendizagem da disciplina Ciências, dos alunos com deficiência visual incluídos nesta escola, estão caminhando sobre o fio da navalha. Pois, de um lado encontram-se as professoras entrevistadas, que não possuem qualquer formação inicial ou continuada a respeito da inclusão escolar da pessoa com deficiência. Do outro lado, os alunos com deficiência visual, que se limitam a “ouvir” as aulas de ciências, pois não são utilizadas tecnologias assistivas que proporcionem o acesso a elementos estritamente visuais no ensino de ciências. Segundo os alunos, o uso das tecnologias assistivas, que ocorreram na terceira etapa desta pesquisa, foram de extrema importância para sua aprendizagem, pois a partir dessas, eles puderam ter acesso aos conhecimentos de células e tecidos, já que, segundo eles, sem a utilização dos materiais ficava difícil de entender a aula.

Externo à Instituição - MARIA LUIZA PONTES FRANÇA DE FREITAS
Presidente - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 03/02/2014 12:32