Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA SANTOS DE ALMEIDA

DISCENTE: MARCELA SANTOS DE ALMEIDA
DATA: 21/01/2014
LOCAL: SALA DE ESTUDOS DO NPGECIMA
TÍTULO: ANÁLISE DE UM SISTEMA DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TESTE DE DESEMPENHO EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Teste de desempenho; Processo de elaboração; Equipe multidisciplinar.

Propomos investigar a elaboração de um banco de questões de Português, Matemática e Ciências a fim de constituir um teste de desempenho, que se insere no contexto de uma proposta de trabalho colaborativo desenvolvido por um grupo de estudo multidisciplinar. Nosso objetivo foi descrever e analisar os processos de elaboração do teste de desempenho em Ciências. As características da análise do processo foram fundamentadas em alguns elementos da Teoria da Atividade e do Design Instrucional. Esse trabalho apresenta uma abordagem qualitativa. Partimos de uma perspectiva teórico-descritiva por trabalhar com uma significativa variedade de situações ou fenômenos educacionais advindos da construção coletiva do teste de desempenho e das percepções dos integrantes dos grupos de trabalho. A coleta dos dados foi viabilizada por meio da técnica de observação participante que permitiu uma descrição e análise dos elementos envolvidos em episódios coletados durante os meses de janeiro de 2012 a março de 2013, a partir de relatos de conversas informais com alguns professores, alunos de iniciação científica e das transcrições de algumas gravações. Para a análise dos dados foram elaboradas categorias de análises a partir da observação reflexiva dos mesmos relatados nos episódios selecionados. Uma das categorias abordadas foi Interação e os aspectos mais valorizados foram as subcategorias: Comunicação, Trabalho coletivo, Angústias e Dificuldades. Observamos que a intenção do grupo não foi a construção de um novo teste, mas elaborar novas formas de questões que comtemplasse uma contextualização de temas e uma simplicidade nos questionamentos das mesmas para facilitar também a leitura de alunos com dificuldade de aprendizagem. Além disso, notamos que utilizamos a matriz de referência de português e matemática para a elaboração do teste, mas a matriz de referência para as questões de ciências diferenciou, pois ela abrangeu as preocupações de professores com experiência em sala de aula, de alunos de graduação e também a de pesquisadores, mestrandos e doutores. Esse diálogo entre as diferentes abordagens pode fazer da nossa matriz original. Assim, percebemos que o trabalho colaborativo do grupo de estudo multidisciplinar pode apresentar potencial para enriquecer a maneira de pensar, agir e resolver problemas, criando possibilidades de sucesso na proposta de desenvolver um conjunto de questões didáticas para serem inseridas em um programa para avaliação de desempenho em Ciências.

Presidente - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN
Interno - 2523631 - ELIANA MIDORI SUSSUCHI