A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: THIAGO BATINGA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO BATINGA DE OLIVEIRA
DATA: 23/08/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS-CONCEPÇÕES E PRÁTICAS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino CTSA, realidade escolar, formação cidadã.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os pressupostos CTS aplicados ao ensino reforçam a ideia de uma educação que vise à formação para a cidadania, partindo das inter-relações entre ciência – tecnologia – sociedade, num ambiente escolar de construção do conhecimento, de valores individuais e coletivos, com o intuito de fomentar a criticidade e tomada de decisões por parte dos alunos. O presente trabalho buscou reconhecer e acompanhar uma realidade escolar dentro de um contexto onde o processo de ensino aprendizagem tivesse em estreitamento com estes pressupostos na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Para a coleta de dados buscamos uma unidade escolar que fosse bem conceituada tanto no aspecto pedagógico e estrutural dentro do leque das escolas municipais de Aracaju. Buscamos verificar as concepções de alunos quanto as suas visões de ciência, das aulas e como eles veem o professor. Quanto ao professor, além de acompanhar a aplicação de sua sequência didática em loco, coletamos concepções sobre sua visão de ensino-aprendizagem e sua avaliação deste processo. As atividades de acompanhamento foram efetivadas sem pretensão de julgamento de valor ou de análise de conteúdo. Em posse dos dados, buscamos refletir sobre os relatos de professores e alunos, bem como a presença efetiva da visão CTS na prática de sala de aula proposta pelo professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396753 - SAMISIA MARIA FERNANDES MACHADO
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 06/08/2013 12:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf