Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELINE BRITO SALES

DATA: 06/03/2013
LOCAL: Auditório do NPGED
TÍTULO:

ENSINO DE GENÉTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SE

PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização científica, Ensino de Genética.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

A alfabetização científica corresponde a um processo de construção de conhecimentos que facilitaria ao indivíduo fazer uma leitura do mundo onde vive, tornando-se um mediador eficaz entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, decidindo e participando de forma ativa e responsável nos problemas do seu entorno com a consciência de ter capacidade de transformar a sociedade. Tal processo é de fundamental importância para a formação do cidadão, sendo ainda mais imprescindível no caso do público da Educação de Jovens e Adultos. Entre as temáticas atuais relevantes para a alfabetização científica desses indivíduos, estão àquelas ligadas à Genética. Considerando isso, esse trabalho teve por objetivo investigar como a EJA tem contribuído para a alfabetização científica dos jovens e adultos em relação à Genética em escolas de Aracaju-SE. Essa pesquisa foi composta por duas etapas: um estudo de caráter exploratório em escolas de EJAEM da zona sul de Aracaju buscando avaliar o conhecimento sobre Genética dos alunos, identificando diferenças entre grupos etários e entre escolas e pontos problemáticos que poderiam ser solucionados por meio das aulas de Biologia. Na segunda etapa, fez-se um estudo de caso em uma escola de Aracaju visando avaliar os conhecimentos dos alunos sobre Genética e as contribuições das aulas dessa temática no processo de alfabetização científica dos alunos. Para isso, aplicou-se um questionário para os alunos, fizeram-se observações simples das aulas e entrevistou-se a professora de Biologia da turma.

Presidente - 265070 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 1674029 - ACACIO ALEXANDRE PAGAN