Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE UIBSON PEREIRA MORAES
DATA: 14/05/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO:
As TIC como facilitadoras da Aprendizagem Significativa no Ensino de Física.
TIC, Aprendizagem Significativa, Ensino de Física.
Partindo da realidade do ensino de física atualmente, e que este ensino em certas ocasiões é alvo de críticas, pensa-se então em como contribuir para a melhoria deste ensino. Com esta motivação busca-se com esta pesquisa compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pode contribuir na mediação da Aprendizagem Significativa no ensino de física. Para tanto foi usado como suporte teórico a própria Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, além da Teoria de Educação de Novak e do modelo de ensino aprendizagem de Gowin. A partir de então foi aplicada a metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados obteve-se a partir de mapas conceituais criados pelos alunos, assim como anotações e gravações em áudio. Para a análise quantitativa dos mapas foi utilizada a pontuação sugerida por Gowin e Alvarez (2005), onde foi gerado um escore de cada mapa. Já para a análise qualitativa utilizou-se os níveis de classificação da Taxonomia de Cañas et al. (2006). A partir destas análises foram observados indícios de aprendizagem significativa atrelada a contribuição das TIC.