Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA OLIVEIRA PRADO

DISCENTE: FERNANDA OLIVEIRA PRADO
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Online
TÍTULO: Avaliação de um Prontuário Orientado para Resolução de Problemas Relacionados a Medicamentos no Ensino da Revisão da Farmacoterapia
PALAVRAS-CHAVES: Revisão da Farmacoterapia; Problemas Relacionados a Medicamentos; Prontuário Orientado por Problema; Diagnosis-Adverse Clinical Findings-Medicine – DAM; Ensino Farmacêutico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: Uma educação farmacêutica alinhada com prática profissional é umtópico de discussão atual. O uso de Prontuários Orientados por Problemas, a exemplo doDiagnosis-Adverse Clinical Findings-Medicine (DAM), como instrumento sistematizador doprocesso de trabalho e de raciocínio clínico na identificação de problemas relacionados amedicamentos (PRM) pode ser útil para aproximar realidade e teoria, facilitando aaprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para assistência segura e de qualidade.Objetivo: Avaliar o uso do prontuário orientado por problemas DAM como ferramenta paraensino de raciocínio clínico para resolução de problemas relacionados a medicamentos naRevisão da Farmacoterapia. Metodologia: O estudo, em andamento, foi conduzido emduas etapas. Inicialmente, foi conduzida uma revisão de escopo seguindo o modeloPRISMA-ScR e utilizando a estratégia PICO adaptada para definir a pergunta de pesquisa,população, fenômeno de interesse e contexto. Para inclusão, os estudos deveriam terensinado ou avaliado raciocínio clínico a alunos de farmácia ou farmacêuticos, descrever osmétodos de ensino e avaliação e estar escritos em inglês, português ou espanhol. Oprocesso de inclusão dos estudos, extração, análise e síntese dos resultados foi realizadopor dois pesquisadores independentes. Em seguida, foi iniciado um estudo multicêntricocontrolado do tipo cross-over com alunos de graduação do curso de Farmácia de duasUniversidades Federais no Nordeste do Brasil. Foram elegíveis e convidados a participar doestudo todos os alunos matriculados nas disciplinas de “Atenção Farmacêutica” ou“Farmácia Clínica e Farmacovigilância” no ano de 2021. Nas referidas disciplinas,inicialmente os alunos participaram de aulas expositivas sobre revisão da farmacoterapia,definição de PRM, fisiopatologia da pré-eclâmpsia e seus tratamentos. Em seguida, osmesmos foram divididos em dois grupos (controle e intervenção) os quais utilizaram,respectivamente os prontuários Subjective, Objective, Assessment, Plan (SOAP) e DAMpara resolução de casos-clínicos. Após a resolução dos casos os grupos foram invertidos.Foram avaliados os seguintes desfechos: proporção de PRM verdadeiros identificados,proporção de identificações de casos com PRMs verdadeiros, proporção de identificaçõesde casos sem PRMs. A análise estatística será realizada utilizando o Statistical Package forthe Social Sciences (SPSS®), versão 17. Resultados Parciais: A scoping review incluiudoze estudos e revelou diversidade de métodos de ensino e avaliação do raciocínio clínico,com maior tendência para uso de metodologias ativas nos dois momentos. A maioria dosestudos (66,67%, n = 8) mostraram desfechos positivos em relação à satisfação dos alunoscom os métodos ativos de ensino e avaliação. Com este estudo, espera-se facilitar eaprimorar o ensino do raciocínio clínico aplicado à Revisão da Farmacoterapia, contribuir com a formação profissional e com o aumento da qualidade do cuidado em saúde prestado aos pacientes.

Presidente - 949.166.594-49 - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Externo à Instituição - THACIANA DOS SANTOS ALCÂNTARA