Banca de DEFESA: RAVENA MELO RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE: RAVENA MELO RIBEIRO DA SILVA
DATA: 09/02/2021
LOCAL: Online
TÍTULO: Avaliação Do Uso De Antimicrobianos Através De Indicadores Mensais Em Ambientes Hospitalares
PALAVRAS-CHAVES: Agentes Anti-infecciosos, Programas de Otimização do Uso de Antimicrobianos, Resistência Bacteriana a Fármacos, Indicadores
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: Os antimicrobianos estão entre os medicamentos mais utilizados entre pacientes hospitalizados. No entanto, a literatura aponta que entre 20% a 50% das prescrições antimicrobianas em ambiente hospitalares são desnecessárias ou inadequadas. Objetivo: Avaliar o uso de antimicrobianos, em dois hospitais públicos no estado de Sergipe, utilizando os indicadores DOT e LOT, observando o impacto de intervenções realizadas e conseguinte influência sobre possíveis desfechos clínicos. Metodologia: Capítulo 1 - Trata-se de um estudo observacional, analítico e prospectivo realizado através de uma amostra de pacientes em um hospital universitário, distribuídos entre a unidade de terapia intensiva (UTI), a clínica cirúrgica (SUR), a clínica médica (MED), a pneumologia / infectologia (PNE / INF) e pediatria (PED), durante um período de um ano. Capítulo 2 - Trata-se de um estudo observacional, analítico e prospectivo realizado através de uma população de pacientes admitidos em duas unidades de terapia intensiva adulto em um hospital de atendimento terciário. O período do estudo foi dividido em pré-intervenção (janeiro a junho de 2019) e pós-intervenção (julho a dezembro de 2019). Capítulo 3 - A Planilha Eletrônica de Indicadores de “Stewardship” (PEIS), foi desenvolvida pela pesquisadora para atender à necessidade de obtenção de indicadores do uso de antimicrobianos de forma rápida e precisa, utilizando o software Microsoft Excel 365. Resultados: Capítulo 1 - Durante o período do estudo uma média de 50,4% dos pacientes foram expostos a algum antimicrobiano, apresentando redução significativa ao longo do ano. Em 376 dias, a cada 1.000 dias de internação, os pacientes estavam recebendo terapia antimicrobiana. De modo geral, as cefalosporinas e fluoroquinolonas de 1ª geração tiveram destaque tanto no número de prescrições quanto na duração da terapia. Capítulo 2 - No geral, no período pré e pós-intervenção, 91,4% e 90,0%, respectivamente, dos pacientes receberam pelo menos um antimicrobiano. As classes de antimicrobianos mais frequentemente prescritos e tempo de uso foram carbapenêmicos, seguidos por glicopeptídeos. No geral, houve uma redução significativa na duração da terapia antimicrobiana. Capítulo 3 - A PEIS foi planejada de forma a contemplar cada enfermaria do hospital individualmente. Ao abrir a planilha, verifica-se na parte superior botões sequenciais referentes aos meses observados com inclusão manual de algumas variáveis, seguidos pela unificação dos dados gerados automaticamente por frequências, doses prescritas, taxas de DOT e LOT, um resumo das análises com apresentação de gráficos e ajuda para nortear os cálculos com descrição das doses integradas habituais. Conclusão: O conjunto de resultados obtidos sugere que o percentual de pacientes expostos ao uso de antimicrobianos nos ambientes hospitalares analisados é elevado. A ferramenta apresentada proporcionou a obtenção de taxas, de forma padronizada e geração de indicadores automatizados, uma novidade nesse âmbito, sendo o feedback dos resultados apresentados ao núcleo de segurança do paciente de ambas as instituições.

Interno - 949.166.594-49 - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Externo à Instituição - GABRIEL RODRIGUES MARTINS DE FREITAS