Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA CORREIA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA CORREIA CUNHA
DATA: 30/08/2018
LOCAL: Auditorio do Dfa
TÍTULO: Fatores que podem influenciar na colaboração entre Médicos e Farmacêuticos
PALAVRAS-CHAVES: colaboração interprofissional; colaboração médico-farmacêutico; instrumento de avaliação; fatores que podem influenciar na colaboração
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O aumento da expectativa de vida da população e as constantes inovações tecnológicas na área farmacêutica propiciaram o aumento da utilização de medicamentos pela população. Em consequência, o uso inadequado dos medicamentos e os problemas relacionados à farmacoterapia tem ocorrido com frequência na prática clínica. Dessa forma, a colaboração entre farmacêuticos e médicos pode ser uma estratégia para otimizar o uso do medicamento pelo paciente e proporcionar melhores cuidados em saúde. Objetivo: Avaliar as atitudes colaborativas entre os profissionais de Farmácia e Medicina no estado de Sergipe, Nordeste do Brasil. Metodologia: Será realizado um estudo descritivo, com delineamento transversal, de junho de 2018 a setembro de 2018 para avaliar as atitudes colaborativas entre Farmacêuticos e Médicos que trabalham em hospitais de grande porte públicos, universitários e particulares. O instrumento utilizado para a avaliação será a “Escala de atitudes sobre colaboração médico-farmacêutico”, traduzido, adaptado transculturamente e validado por Cunha e colaboradores (2015). Outro instrumento que será utilizado é o Interpersonal Reactivity Index (IRI) de Davis (1983) (Anexo B), do tipo lápis e papel, composto por 28 sentenças que descrevem comportamentos, sentimentos e características relacionadas à empatia. O projeto tem como público-alvo Farmacêuticos e Médicos de ambos os gêneros, que trabalhem em hospitais públicos, universitários ou particulares. Os dados coletados serão tabulados utilizando o software EpiInfoTM (versão 3.5.4) e a digitação das informações obtidas será realizada em duplicata e independentemente por dois pesquisadores.

Externo ao Programa - 285930 - AMELIA MARIA RIBEIRO DE JESUS
Externo ao Programa - 2502508 - DEBORAH MÔNICA MACHADO PIMENTEL
Presidente - 1315121 - DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR
Interno - 1718309 - DULCE MARTA SCHIMIEGUEL MASCARENHAS LIMA