Banca de DEFESA: MARIA AMENILDES SILVA LIMA

DATA: 21/09/2017
LOCAL: Auditório do DFA
TÍTULO: Concepção dos Farmacêuticos sobre o Cuidado no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Farmacêutica; Cuidados Farmacêuticos Formação de Conceito; Relações Farmacêuticos-Paciente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Existe um crescente interesse na discussão do tema cuidado, entre as diversas áreas da saúde, uma vez que o conceito de cuidado fundamenta filosoficamente as práticas profissionais destas áreas. Embora tanto o trabalho em saúde, quanto o cuidado em saúde, deflagrem uma micropolítica, que se dá no encontro com o outro e embora ambos - trabalho em saúde e cuidado em saúde - ocorram no espaço saber-fazer, nem todo trabalho em saúde configura-se como um cuidado, ao levarmos em consideração o conceito de cuidado em sua acepção epistemológica. O cuidado é um conceito polissêmico, que em inúmeros casos tem sido utilizado de forma indiscriminada e equivocada. Partindo do pressuposto de que os conteúdos dos discursos revelam o pensar do profissional e os fundamentos epistêmicos de sua conduta, surgiu a pergunta de pesquisa: qual é a concepção de cuidado presente no discurso do farmacêutico brasileiro? Para responder esta pergunta, foi realizada pesquisa qualitativa de revisão de literatura do tipo "estado da arte" e análise de conteúdo. O objetivo geral deste estudo foi realizar análise crítica das concepções de cuidado na perspectiva de farmacêuticos brasileiros que se encontram descritas na literatura. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: Identificar e categorizar as concepções de cuidado descritas na literatura; Agrupar as concepções de cuidado encontradas; Analisar os discursos; Para seleção dos documentos, a base de dados de escolha foi a LILACS, Para a formulação da estratégia de busca foram utilizados os descritores: “Atenção farmacêutica"; "Cuidados Farmacêuticos"; "Farmácia Clínica"; "Clínica Farmacêutica"; "Seguimento Farmacoterapêutico"; "Acompanhamento Farmacoterapêutico"; "Serviços Farmacêuticos" e "Serviços Clínicos Farmacêuticos”, para busca de artigos publicados no período de 2009 à 2016. Após, utilização de filtros, foram encontrados 34 artigos, entre os quais 14 foram selecionados aleatoriamente pela utilização do critério de esgotamento. Através da análise dos resultados desta pesquisa, pode-se constatar que existe uma dicotomia entre o discurso e as práticas descritas nos artigos, e que embora grande parte dos autores utilizem uma concepção biopsicossocial do homem para se referir ao cuidado oferecido pelo farmacêutico, a compreensão do cuidado apresentada nos artigos analisados, não contempla a dimensão ético filosófica do cuidado. A relevância acadêmica desta pesquisa justifica-se no fato de poder contribuir para ampliação do conhecimento a respeito das práticas e dos discursos dos farmacêuticos a respeito do cuidado. Esta ampliação de conhecimento pode contribuir para o aprimoramento das práticas de farmácia clínica e da atenção farmacêutica, o que justifica a relevância social desta pesquisa.

Presidente - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

Notícia cadastrada em: 20/09/2017 12:52