Banca de QUALIFICAÇÃO: DALMARE ANDERSON BEZERRA DE OLIVEIRA SA

DISCENTE: DALMARE ANDERSON BEZERRA DE OLIVEIRA SA
DATA: 22/03/2017
LOCAL: Auditório do DFA
TÍTULO: Revisão Sistemática – Efeitos do uso de Psicotrópicos no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças e Adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Mental. Crianças. Adolescentes. Desenvolvimento Cognitivo. Psicotrópicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Uma parcela significante de crianças e adolescentes sofrem com problemas de saúde mental em todo mundo, o cuidado a este público se dá de maneira corresponsável (entre escola, família, serviços de saúde e outros) e multiprofissional. A utilização de medicamentos psicotrópicos por este grupo de usuários pode ser potencialmente perigosa, desde que não se baseie no uso racional de medicamentos (URM), como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentro deste panorama este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos de uso de medicamentos psicotrópicos no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Embora diversos estudos tenham demonstrado até o momento os efeitos do uso de psicotrópicos no desenvolvimento cognitivo, eles tem se limitado a um medicamento ou doença específica. Existindo então uma carência de avaliações globais do efeito no desenvolvimento cognitivo do uso de diversos medicamentos utilizados para tratamento dos transtornos mentais na infância e adolescência. Para tal está sendo realizada uma revisão sistemática em diversas bases da literatura nacional e internacional (COCHRANE, LILACS, SCIELO, SCOPUS, PUBMED, MEDLINE e WEB OF SCIENCE), com as seguintes palavras chaves: “child" ,"childhood","infant", "pediatric", "paediatric", "boyhood", "cognitive", "cognition", "cognitive development", ”antidepressants", "benzodiazepines", "mood stabilizers", "antipsychotics", "stimulant drug" e "psychotropic". Com estratégias de busca elaboradas para cada base estudada. Os artigos estão passando por triagem para dentro de critérios de elegibilidade previamente elaborados.

Interno - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Externo ao Programa - 2178185 - MARIA CECILIA TAVARES LEITE
Presidente - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

Notícia cadastrada em: 09/03/2017 16:30