Banca de DEFESA: ANA KARLLA MESSIAS

DISCENTE: ANA KARLLA MESSIAS
DATA: 14/04/2022
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO: KANTAYENI: CARTILHA INTERATIVA DE ENSINO DE HISTÓRIA AFRO FEMINISTA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Feminismo Negro, Cartilha Interativa
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Este trabalho apresenta a elaboração de uma Cartilha Interativa de Ensino de História Afro-feminista, cujo objetivo é auxiliar os professores nas práticas pedagógicas que sejam significativas na valorização da diversidade étnico cultural e educação antirracista no cotidiano escolar, contribuindo para a efetivação da Lei 10.639/2003. O foco principal está na elaboração de metodologias inovadoras que problematizem, representem, dialoguem e contextualizem a etnia negra a partir de estratégias que evidenciem o papel da mulher negra na sociedade, difundindo sua voz e protagonismo nos espaços sociais. As atividades da cartilha foram organizadas através do Grupo de Estudos Tereza de Benguela situado na Escola Djalma Matheus Santana, Arapiraca-Alagoas, composto por alunas das séries finais do Ensino Fundamental, realizando debates, trocas de experiências cotidianas, análises de imagens em oficinas artísticas e produção textual que serviram de suporte pedagógico para que a valorização da identidade afro-feminista seja vista sob o prisma da criticidade e do empoderamento nas alunas. A Cartilha Digital usa QR Codes e Podcasts que levarão a vídeos e outras perspectivas interativas. Nesse sentido, a metodologia qualitativa e experimental desenvolveu produto e processo. Assim, o produto constitui um viés para que outros professores possam redimensionar suas práticas no sentido de um “feito histórico” e ressignificar as práticas cotidianas e a integração do conhecimento onde as questões de diversidade servem como instrumento de ensino-aprendizagem e como reflexo crítico do contexto socioeconômico, político e cultural das alunas. Autoras negras como Suely Carneiro (2005), bell hooks (2013), Djamila Ribeiro (2017) e Angela Davis (1985) norteiam o quadro teórico do projeto.

Presidente - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 1694589 - ALESSANDRA CORRÊA DE SOUZA
Externo à Instituição - PÂMELLA PASSOS DOS SANTOS