Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSY CLÉA LISBÔA MELO

DISCENTE: SUSY CLÉA LISBÔA MELO
DATA: 17/12/2019
LOCAL: PROFHISTÓRIA
TÍTULO: O USO DA ARTE ESCRITA E NÃO-ESCRITA NAS AULAS DE HISTÓRIA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação das Relações Étnico-Raciais; Artes; Sequências Didáticas.
ÁREA: História

O presente trabalho tem por objetivo a produção e inserção de sequências didáticas que possam contribuir para a educação das relações étnico-raciais das turmas do Ensino Fundamental II, respeitando o que diz a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, que altera a Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, a qual determina a obrigatoriedade do Ensino de História da África e Afro-Brasileira nas instituições de ensino do país. Nesse sentido definimos os seguintes objetivos: compreender o ensino para as relações étnico-raciais como instrumento fundamental a formação da identidade e exercício da democracia; Elaborar sequências didáticas que contemplem recursos de valorização à diversidade cultural e combate ao racismo; e produzir com os alunos conhecimentos significativos, partindo da ideia de protagonismo e consciência histórica. Durante a graduação já notamos a ausência de disciplinas que privilegiem esse ensino sobre a cultura africana e afro-brasileira e o Mestrado Profissional em Ensino de História aguçou essa necessidade em desenvolver um trabalho diferenciado e direcionado ao âmbito sociocultural no qual a escola está inserida, utilizando as mais diversas fontes de conhecimento acessíveis ao aluno, além do que oferece o livro didático na construção do saber histórico. Nesse contexto, compreendemos a educação como ferramenta para construção da democracia racial e as práticas pedagógicas do Ensino de História como passíveis de dinamizar a construção do saber histórico. O trabalho será desenvolvido numa abordagem de pesquisa qualitativa e, como resultados, intencionamos contribuir para o desenvolvimento de conceitos históricos na perspectiva de continuidade e ressignificação do Ensino de História para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO CARVALHO DE SANTANA