Banca de DEFESA: MANOEL HENRIQUE SANTOS SILVA JUNIOR

DISCENTE: MANOEL HENRIQUE SANTOS SILVA JUNIOR
DATA: 20/11/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação
TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA AFRODESCENDENTE EM ESCOLAS NO BAIXO COTINGUIBA SERGIPANO
PALAVRAS-CHAVES: Identidade Negra, Ensino de História, Consciência Histórica, Cotinguiba Sergipana
ÁREA: História

A presente pesquisa visa compreender a concepção de identidade negra de alunos do Baixo Cotinguiba, região do estado de Sergipe que foi grande expoente da indústria açucareira no século XIX e que teve sua constituição social fortemente influenciada pelos negros africanos e afrodescendentes. Durante muito tempo a ideia de democracia racial brasileira, onde todos os povos viviam harmonicamente, fazia com que se mascarassem as mazelas e opressões sofridas cotidianamente pelo negro e não se discutisse o legado negativo e excludente da escravidão, perpetuando estigmas e preconceitos em relação a essa população. Aqui, cabe-nos investigar como essa identidade é entendida, interpretada e expressa por alunos cotinguibanos e, também, como essa construção identitária está relacionada com o Ensino de História que esses alunos recebem nos espaços escolares da região. Utilizando o método qualitativo de interpretação e ancorado na análise de conteúdo de Laurence Bardin, o levantamento de dados será realizado através de questionários e entrevistas com alunos e com seus professores de História. Buscar-se-á compreender como esse Ensino de História trata o tema identitário e como subsidia a construção e fortalecimento da identidade. Utilizaremos a concepção de consciência histórica pautada na posição do alemão Jorn Rusen, que faz referência ao Ensino de História enquanto formação de uma consciência histórica que possibilita aos alunos direcionamento e tomada de atitude frente aos problemas cotidianos, aproximando assim, o Ensino de História da vida prática e de uma atuação cidadã.

Presidente - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ BATISTA NETO

Notícia cadastrada em: 25/10/2018 12:03