Banca de DEFESA: JAMILLE CAROSO ANDRADE

DISCENTE: JAMILLE CAROSO ANDRADE
DATA: 25/09/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Nutrição - São Cristóvão
TÍTULO: A participação calórica de alimentos ultraprocessados em lancheiras de pré-escolares e a sua associação com atitudes parentais
PALAVRAS-CHAVES: pré-escolares; alimentos ultraprocessados; lanches escolares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A presença de alimentos Ultraprocessados (UP) nos hábitos alimentares das crianças tem aumentado e este excesso, segundo a literatura, pode ocasionar aumento de peso, dentre outros prejuízos à saúde, sendo recomendada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira a preferência de alimentos in natura ou minimamente processados a alimentos UP. O objetivo desse estudo foi analisar as lancheiras de alunos da educação infantil de uma rede escolar em Sergipe, considerando a classificação NOVA, e investigar os fatores associados à sua qualidade. Foi realizado estudo observacional com delineamento transversal, com técnicas de investigação quantitativa. Foram observados e registrados três dias não consecutivos dos alimentos presentes nas lancheiras dos alunos e, posteriormente, os mesmos foram divididos em 04 grupos, conforme classificação da NOVA: grupo 01: Alimentos In Natura (IN) ou Minimamente Processados (MP); grupo 02: Ingredientes Culinários (IC); grupo 03: Alimentos Processados (AP); grupo 04: Alimentos Ultraprocessados (UP). Além disso, foi realizada avaliação do estado nutricional dos alunos e foi aplicado questionário com seus pais para identificar informações sobre dificuldades em elaborar a lancheira das crianças, obter dados socioeconômicos da família e outros fatores que poderiam interferir na elaboração da lancheira. Para as análises foram aplicados testes de associação de Qui-Quadrado de Pearson e/ou Teste Exato de Fisher, testes T-student para diferença de médias entre grupos e teste de U- de Mann Whitney (para dados sem distribuição normal), correlação de Pearson (ou Spearman, para dados assimétricos). Para a análise multivariada, foi utilizado modelo de regressão Beta, em que as variáveis dependentes foram a participação calórica de UP e a de IN/MP nas lancheiras avaliadas; as variáveis independentes foram as socioeconômicas, demográficas, estado nutricional e dificuldades enfrentadas pelos responsáveis para a elaboração dos lanches escolares. Os resultados mostraram que a participação média de alimentos UP no total de calorias das lancheiras foi de 55%, enquanto a de alimentos IN/MP foi de 30%. Houve associação significativa entre a participação média de calorias de UP na lancheira e os fatores “praticidade” (p=0,01), “enviar na lancheira apenas o que a criança gosta” (p=,005), “escolher os alimentos da lancheira pelos personagens favoritos da criança” (p=0,032) e “comprar todos os alimentos da lancheira no supermercado” (p=0,002). O estudo apontou relação inversa ao que recomenda o Guia Alimentar, quando a participação de UP nas lancheiras foi quase o dobro da participação de IN/MP. Isso reforça a importância de ações de educação alimentar e nutricional nas Escolas junto aos pais das crianças para auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis, assim como o fortalecimento de políticas públicas que promovam maior acesso a alimentos in natura ou minimamente processados e que regulamentem a publicidade e a oferta de alimentos ultraprocessados dentro e fora da escola.

Interno - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Externo à Instituição - INES RUGANI RIBEIRO DE CASTRO