SIMPÓSIO NARRATIVAS SOCIAIS

PPPGCINE realiza Simpósio sobre narrativas sociais
Entre os dias 21 e 23 de novembro (segunda, terça e quarta da próxima semana) o Programa de Pós-Graduação Interdisciplina em Cinema (PPGCINE/UFS) realiza o Simpósio Narrativas sociais – Ficção e documentário. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (POSGRAP), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Depto de Comunicação (DCOS) e Curso de Cinema e Audiovisual da UFS. O evento objetiva, em especial, a interação entre pesquisadores da área, viabilizando um diálogo entre docentes e discentes, tanto de graduação quanto de pós.
No primeiro dia, a programação será no período da manhã, na Sala de Projeção do DCOS (Didática 6, campus de São Cristóvão). A partir das 9hs do dia 21, o Prof. Dr. Gilson Leandro Queluz, do Depto. de Estudos Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), profere a palestra “Narrativas libertárias: cultura e emancipação”. O pesquisador vai tratar das narrativas literárias de cunho anarquista individualista. Trata-se, segundo Queluz, de denúncias e críticas à sociedade capitalista do início do século XX, que buscam vislumbrar um futuro melhor, baseado nas associações livres e na cooperação. O trabalho fala sobre o movimento anarquista que estimula o desenvolvimento das potencialidades artísticas na própria classe trabalhadora, considerando que escrever novelas, romances, peças de teatro, poesias e fazer cinema era um direito de todos e todas.
A partir das 10:30, considerando sua experiência como um dos coordenadores da Câmara II da Área Interdisciplinar, o professor Gilson Queluz conversa com os/as discentes do PPGCINE. Na pauta, o papel e a importância dos/as estudantes para a avaliação quadrienal.
Por fim, entre 11:30 e 12:00, a mestranda Manoela Passos apresenta o trabalho “Mulheres de cinema em Sergipe: notas sobre suas obras e experiências”.
O segundo dia do Simpósio é marcado por duas mesas-redondas, também na Sala de Projeção do Depto. de Comunicação. De manhã, a partir das 9hs, a Profa. Dra. Damyler Ferreira Cunha (DCOS/UFS) e a mestranda Maiara Mascarenhas de Lacerda Silva (PPGCINE/UFS) estarão a frente da mesa “Godard em dois tempos”, onde debatem o curta “Je vous salou Sarajevo” e “Adeus à Linguagem”.
No período da tarde, ocorre a mesa “Documentário etnográfico: centenário de ‘Nanook, o Esquimó’, de Robert Flaherty”, com Prof. Dr. Luiz Gustavo Correia e o ex-aluno do PPGCINE, Msc. Cristiano Navarro Peres, com moderação do Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas.
O último dia do simpósio será voltado para a apresentação de trabalhos:
23.11 - PROGRAMAÇÃO (20 min para cada apresentação, 20 minutos para debates das 2 apresentações)
Sessão 1 – 9:00 às 10:00
“Análise da masculinidade personalista presente na obra fílmica República dos assassinos e a sua relação com o bolsonarismo no Brasil” – Luciana Santana
“A linguagem cinematográfica no cinema de Amácio Mazzaropi: uma análise das personagens do filme Jeca Tatu (1959) – Ana Cláudia Correa
Intervalo - 10:00 às 10:30
Sessão 2 – 10:30 às 11:30
“A poética nos documentários musicais de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca” - Vanderleia Cardoso
“Um realismo poético em Maya Deren” – Nicole Donato
Intervalo - 11:30 às 13:30
Sessão 3 – 13:30 às 14:30
“Traços do ensaístico na produção contemporânea de curta-metragem no Brasil: aproximações entre Carlos Nader (1998) e Cinema contemporâneo” (2019) – Lucas Menezes
“Ebó fílmico como ferramenta cartográfica: diálogos e devires de uma artista e o filme Cavalo” – Valéria Nunes
Intervalo - 14:30 às 15:00
Sessão 3 – 15:00 às 16:00
“Resistência da memória social presente na obra fílmica Jonas e o circo sem lona” – Luciana Santana
“Seja feita sua imagem e semelhança: os filmes estadunidenses da AIDS (décadas de 80 e 90)” – Anderson Araújo
As inscrições para o Simpósio estão abertas e podem ser feitas pelo sigaa [https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf] buscando o título do evento.

Notícia cadastrada em: 19/11/2022 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10