Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CARVALHO SANTANA

DISCENTE: ELAINE CARVALHO SANTANA
DATA: 04/07/2022
LOCAL: online
TÍTULO: SUBSTÂNCIAS FITOQUÍMICAS PARA O CONTROLE DAS LARVAS DO Aedes aegypti: UMA REVISÃO DE ESCOPO
PALAVRAS-CHAVES: Compostos fitoquímicos; Dengue; Larvicida; Mecanismo de ação.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela fêmea acometida domosquito Aedes aegypti, não tem tratamento específico, é considerada um problema de saúdepública e tem um grande potencial geográfico, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.Sendo assim, são necessárias estratégias eficientes, de baixo impacto ambiental e sanitário paracombater as larvas deste vetor. Diante disto, o objetivo do presente estudo é mapear as substânciasfitoquímicas promissoras para o controle das larvas do Aedes aegypti. Para alcançar este objetivofoi realizada uma scoping review seguindo as etapas metodológicas preconizadas pelo The JoannaBriggs Institute (JBI) e as recomendações dos itens da lista de verificação do PRISMA Extensionfor Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A pergunta que orientou os procedimentos adotados foiconstruída pelo acrônimo PCC (População, Conceito e Contexto). Os artigos em inglês, português eespanhol utilizados para responder a pergunta de pesquisa foram selecionados nas bases de dados:Web of Science, PubMed/MEDLINE, Lilacs/BVS, Scopus e SciELO, no período de 2012 a 2022. Oprotocolo desta pesquisa está registrado no Open Science Framework (OSF), sob doi:https://10.17605/OSF.IO/Y9PUW. Os artigos recuperados na busca foram transferidos para oprograma Rayyan® QRCI (Qatar Computing Research Institute) onde foram removidas asduplicidades e realizada a análise dos títulos e resumos quanto aos critérios de elegibilidade. Abusca recuperou 533 artigos publicados entre 2012 e abril de 2022, destes apenas 226 foramconsiderados artigos elegíveis. Com essa pesquisa foi possível abordar as classes de compostosfitoquímicos eficazes no controle do Aedes aegypti e a apresentação do mecanismo de ação desteslarvicidas. Espera-se com este artigo fornecer subsídios para a escolha da melhor substância deorigem natural para controle efetivo deste mosquito que causa doenças de extrema preocupaçãopara a saúde pública.Palavras-chaves:

Interno - 1199629 - CARLA MARIA LINS DE VASCONCELOS
Presidente - 2027473 - MARCELO CAVALCANTE DUARTE
Externo à Instituição - TATIANNY DE ARAUJO ANDRADE

Notícia cadastrada em: 21/06/2022 15:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10