Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA COSTA MENEZES

DISCENTE: FERNANDA COSTA MENEZES
DATA: 04/02/2022
LOCAL: online
TÍTULO: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato hidroetanolíco da planta Schinopsis brasiliensis sobre a amostra padrão de Staphylococcus aureus
PALAVRAS-CHAVES: Schinopsis brasiliensis, planta medicinal, Staphylococcus aureus, infecção, doenças infecciosas, tratamento
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Há vários tipos de infecções que acometem tanto o homem como os animais, causadas pelo Staphylococcusaureus. Na maioria dos casos, o diagnóstico é clínico e o tratamento, via de regra, baseado no antibiograma. No entanto, aexistência de cepas cada vez mais resistentes aos antibióticos comumente utilizados tem representado um importante desafioao tratamento. Por esta razão, o uso de plantas medicinais e fitoterápicos têm sido avaliados como alternativa. As infecçõespor estas bactérias resistentes geralmente causam maior morbidade, tanto nos seres humanos quanto em animais domésticos, epodem também representar um potencial risco à contaminação e propagação desses microrganismos, consequentementeelevando-se os custos dos tratamentos e a mortalidade. Os fitoterápicos oferecem um índice de toxidade menor e menosefeitos adversos que os antibióticos tradicionais. Por esta razão, o presente trabalho foi proposto para avaliar o uso de umaplanta medicinal como terapêutica alternativa no tratamento destas afecções, avaliando a sua eficácia contra cepas resistentesde S. aureus. Foi realizado um estudo descritivo, analítico e prospectivo que avaliou o efeito do extrato de Schinopsisbrasiliensis em cepas padrão de S. aureus ATCC25923, isoladas da bacterioteca de laboratórios colaboradores. As amostrasreativadas foram analisadas quanto a sensibilidade ao extrato, a concentração inibitória mínima (CIM) e a toxicidade, naperspectiva do desenvolvimento de novo fármaco, que pudesse ter uma grande relevância social, tanto do ponto de vista dasaúde humana e animal, quanto da saúde pública em geral. Observou-se atividade antimicrobiana do extrato etanólico de S.brasiliensis sobre a cepa padrão em estudo, com grau de sensibilidade intermediária, com baixa toxicidade, presumindo-se queessa planta possa ser utilizada como uma alternativa terapêutica, associada ou não a outros fármacos, no combate a infecçõesmultirresistentes aos esquemas antibióticos comuns. Esta pesquisa propiciou, ainda, o aumento do conhecimento sobre aplanta S. brasiliensis, incluindo seus princípios ativos e principais efeitos fitoquímicos, além de aprofundarmos oconhecimento sobre a bactéria S. aureus, os principais tipos de infecções causadas por ela, potencial resistência aosantibióticos comuns, e a busca de soluções alternativas e menos onerosas para o seu tratamento.

Presidente - 1079226 - ALEXANDRE LUNA CANDIDO
Interno - 2335200 - CHARLES DOS SANTOS ESTEVAM
Externo à Instituição - SAMUEL BRUNO DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 27/01/2022 21:07