Notícias

Banca de DEFESA: ÍTALO DOS SANTOS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍTALO DOS SANTOS ALVES
DATA: 31/01/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência do RENORBIO
TÍTULO: Avaliação do potencial antimicrobiano de extratos de plantas da região semi-árida do estado de Sergipe frente isolados de Salmonella multirresistentes a drogas com espectro extendido (ESBL)
PALAVRAS-CHAVES: Multirresistência, extratos natural, salmonella, antimicrobiano, sinergismo.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A multirresistência bacteriana é um problema enfrentado pelas autoridades em saúde publicaem todo o mundo, visando o controle da proliferação de doenças que são consideradas potencialmenteperigosas. Assim, os extratos naturais têm sido introduzidos como possíveis substitutos para osantimicrobianos sinteticos frente às linhagens multirresistentes que tem emergido e se ampliado ao longodos anos. O objetivo deste estudo foi de avaliar a ação antimicrobiana dos extratos provenientes deplantas encontradas no bioma Caatinga frente às amostras de Salmonella multirresistentes isoladas deefluentes urbanos da cidade de Aracaju no ano de 2015. Foram testados os extratos das plantaspertencentes às espécies: Coutoubea spicata, Croton argyrophillus, Croton spp. (acetado de etila),Croton spp. (hexano), Genipa americana, Libidibia ferrea, Schinopsis brasilienses, Syzygium cumini eTabebuia áurea. Pra verificar a Dose Minima Inibitoria (DMI) dos extratos foram avaliadas quatroconcentrações: 1mg/mL, 5mg/mL,10mg/mL e 15mg/mL, sendo acrescidos 1000 µl da cultura deSalmonella. Dessa foram transferidos 5µl para cada placas de petri contendo o meio ágar Luria Bertanisuplementado e não suplementado c/antibióticos, no sistema de triplicata em diferentes intervalos detempo (T0 a T3), e encubadas a temperatura de 36°C por 48 horas. Para fins de contagem foramconsideradas as placas que observou-se o crescimento microbiano entre 20-200 colônias. Os extratos queapresentaram os melhores resultados foram os das espécies Libidibia férrea, Schinopsis brasiliensis eSyzygium cumini. Também foi observado que o desempenho antimicrobiano dos extratos foipotencializado pelo sinergismo com os antibióticos que foram acrescidos ao meio de cultura onde podeser observada uma redução significativa no número de colônias bacterianas, o que denota o potencialdestes extratos em terapias antimicrobianas como auxilio na atividade destes medicamentos que vemapresentando problemas quanto a ação contra microrganismos multirresistentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1079226 - ALEXANDRE LUNA CANDIDO
Interno - 2335200 - CHARLES DOS SANTOS ESTEVAM
Externo à Instituição - SAMUEL BRUNO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 23/01/2019 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r12176-a08508ab91