Notícias

Oferta Acadêmica 2016-2

A Coordenação do PROBIO informa que as seguintes disciplinas serão ofertadas no período 2016-2:

 

  1.  BIOINFORMÁTICA (3 créditos/45h): histórico da bioinformática; ciências genômicas; o computador: sistemas operacionais, hardware e software; algoritmos; alinhamento de sequências: genomas, transcriptomas e proteomas; bancos de dados em bioinformática.
  2. BIOLOGIA MOLECULAR E ENGENHARIA GENÉTICA (2 créditos/30):  enzimas de modificação; bibliotecas gênicas; marcadores moleculares e análise de polimorfismos; técnicas de biologia molecular; principais instrumentos utilizados em engenharia genética: enzimas, vetores e hospedeiros; síntese química de DNA; PCR; mutagênese sítio dirigida; seqüenciamento de DNA; estratégias utilizadas para clonagem de genes; expressão de genes em sistema heterólogos; bancos de dados de genômicos e proteômicos.
  3. BIONEGÓCIOS E MARCOS LEGAIS EM BIOTECNOLOGIA (3 créditos/45h): estudo dos princípios e conceitos fundamentais da bioética, da relação entre a ética, o comportamento humano, a moral e o direito e como estes podem ser aplicados na análise reflexiva do mundo técnico-científico atual, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas na área de biotecnologia e bionegócios; análise e interpretação dos códigos, da legislação e declarações nacionais e internacionais sobre ética, bioética e biossegurança adequando-os à pesquisa biotecnológicas; biossegurança pessoal e do ambiente; procedimentos indispensáveis, tipos de material manuseado e níveis de biossegurança em laboratórios, empresas, dentre outros; propriedade intelectual; desenvolvimento de planos de negócios relativos a biotecnologia; utilização de recursos relacionados a tecnologia de informação envolvendo produtos biotecnológicos.
  4. BIOQUÍMICA AVANÇADA (2 créditos/30h): estrutura do DNA, RNA e enzimas (regulação alostérica, por modificação covalente, hormonal e transcripcional) e suas relações com técnicas moleculares; replicação, recombinação e reparo do DNA; expressão gênica.
  5. METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (2 créditos/30h): Papel do docente na universidade. Fundamentos da prática pedagógica. Planejamento educacional. Estratégias de ensino-aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. Currículos de graduação.
  6. VIROLOGIA (2 créditos/30h): Propriedades gerais dos vírus; replicação viral; patologia das infecções virais; diagnóstico das viroses; vetores virais; biologia molecular de vírus; características gerais das principais famílias de vírus humanos, animais e vegetais.
Notícia cadastrada em: 25/07/2016 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r10787-147c949b3