A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONY GRAZIELLE BARROS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONY GRAZIELLE BARROS SANTOS
DATA: 30/05/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Polo de Gestão - PROFCIAMB
TÍTULO: ESPAÇO DE CIRANDA INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM COMUNIDADES COSTEIRAS – PEAC/SE
PALAVRAS-CHAVES: PEAC; Educação Ambiental Crítica; Espaços Não-Formais; Ciranda Infantil.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), desde 1999, executa no estado de Sergipe, atividades que atendem às condicionantes específicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), visando mitigar os impactos da exploração petrolífera e também compensar as comunidades costeiras atingidas socioeconomicamente pelas ações desses empreendimentos. Uma dessas medidas são os Programas e/ou Projetos de Educação Ambiental (PEAs), que devem ser elaborados segundo os princípios básicos da Educação Ambiental (EA) definidos pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e pelo Decreto que a regulamenta. Durante os seus vinte e três anos de existência as ações do PEAC estiveram voltadas somente aos públicos jovem e adulto, não contemplando a participação das crianças. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar acerca do papel dos Espaços de Ciranda Infantil para o Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). Neste sentido, a pesquisa justifica-se em virtude da importância de promover a inclusão do público infantil nas ações educativas dos PEAs, com o propósito de criar as condições necessárias para desenvolver a EA Crítica em espaços não-formais com as crianças dos grupos e comunidades tradicionais assistidas pelo PEAC, a partir da experiência das Cirandas Infantis do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O procedimento metodológico da pesquisa será fundamentado no método dialético através da pesquisa-ação-participante, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. As técnicas utilizadas compreendem a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo. Para a coleta de dados serão utilizadas observação participante e metodologias participativas (rodas de conversas, círculos de cultura, cartografia social) e diário de campo. A partir desta pesquisa espera-se poder contribuir para a inclusão do público infantil nas ações educativas dos PEAs, na especificidade do PEAC, bem como para o incentivo de práticas de EA Crítica em espaços não-formais de educação voltadas para as crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 1705984 - JOELMA CARVALHO VILAR
Externo ao Programa - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 2342651 - ERALDO DA SILVA RAMOS FILHO

Notícia cadastrada em: 20/05/2022 17:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10