Banca de DEFESA: ANA CAROLINA VILAR LESSA

DISCENTE: ANA CAROLINA VILAR LESSA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xdv-hawn-nct?authuser=1
TÍTULO: A METODOLOGIA ATIVA (ABP) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Projetos Sustentáveis com Produtos Técnicos de Hortas Mandalas Agroecológicas nas Escolas
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ferramentas Pedagógicas, Agricultura Sustentável, Metodologias Ativas, Tecnologias Sociais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As hortas mandalas agroecológicas são tecnologias sociais que permitem a produção de alimentos de origem animal e vegetal norteado pelos princípios da agroecologia, ou seja, de forma sustentável sem adoção de agrotóxicos, priorizando a saúde ambiental. As contribuições sociais desta tecnologia social apresentam duas perspectivas sendo uma educacional pois a horta mandala agroecológica pode ser implementada como ferramenta pedagógica através da ABProj, pois permite a contextualização em sala de aula de problemas envolvidos na cadeia de produção alimentar, que se inicia no campo e perpassa questões tecnológicas, financeiras e sociais. E outra perspectiva relativa à discussão sobre segurança alimentar, melhoria da nutrição, erradicação da fome e a promoção da agricultura sustentável, como anunciado pela Organização das Nações Unidas-ONU no ODS-2 da Agenda 2030. O horizonte desta dissertação objetiva desenvolver projetos de tecnologia de agricultura sustentável com hortas - mandalas agroecológicas, a partir da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP), como contribuição aos processos de ensino e aprendizagem para o ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa teve cunho bibliográfico analítico, com levantamento de dados e informações, a partir de registros disponíveis, executado mediante a consulta, análise e reflexão de temas específicos, a saber: ciências ambientais, desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, tecnologias sociais, agrotóxicos, soberania alimentar, metodologias ativas. Os resultados confirmam os benefícios da adoção das hortas mandalas agroecológicas como tecnologias sociais capazes de promover a soberania e segurança alimentar em comunidades de agricultores familiares, conforme sinalizam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, contatou-se as adições da implantação das hortas mandalas agroecológicas, como ferramentas pedagógicas através da aprendizagem baseada em projetos e seu potencial de formar alunos com capacidade crítica de perceber e atuar sobre as questões sociais, econômicas, políticas e ambientais da sua comunidade. Por fim, evidenciamos a viabilidade de projetos de hortas mandalas agroecológicas, como tendências a preservação dos elementos da natureza, ao mesmo tempo em que proporciona a melhoria de renda e saúde ambiental nas comunidades atendidas.

Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Interno - 2647443 - ROSEANE CRISTINA SANTOS GOMES