Banca de DEFESA: FLAVIO FONSECA SANTOS

DISCENTE: FLAVIO FONSECA SANTOS
DATA: 22/07/2021
LOCAL: PROFCIAMB VIRTUAL
TÍTULO: A ESCOLA PÚBLICA E O MINISTÉRIO PÚBLICO: MECANISMOS DE PROMOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NAS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental, Escola Pública, Ministério Público, Parceria, Teoria da Ação Comunicativa, Habermas.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Esta dissertação tem por objetivo fomentar a formação de parceria entre a escola (pública) e o ministério público, como forma de ampliar a Educação Ambiental, na perspectiva da Ação Comunicativa, como uma possibilidade para a emancipação do sujeito social. O lócus da pesquisa seria inicialmente no Colégio Estadual Gumercindo Bessa, que fica situada no bairro Porto D’areia, na cidade de Estância-SE; mas, em virtude da pandemia que ensejou à necessidade de isolamento social, a pesquisa teve que ser readequada, passando a ser apenas um estudo bibliográfico, já que não foi mais possível a participação dos sujeitos inicias da pesquisa. O estudo volta-se para despertar a necessidade de formação de parcerias entre a escola e as instituições, com objetivo de fomentar o senso crítico dos alunos e chamar a atenção sobre a problemática ambiental, bem como para que os alunos tornem-se cidadãos participantes nas soluções dos problemas ambientais. O procedimento metodológico que embasou a pesquisa se deu por meio da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, bem como o estudo respaldou-se na filosofia e ensinamentos sobre a dialogicidade do ilustre Paulo Freire. Verificou-se que com atos de fala, a partir das interações linguísticas foi possível perceber, diante do significado verbal, as verdadeiras intenções do falante e entender o tipo da ação realizada. O caminho metodológico perseguido permitiu perceber ainda como se dão as relações intersubjetivas no mundo da vida das pessoas. Após todas as discussões e estudos, foi possível construir um produto educacional, a saber: a criação de um aplicativo, cujo nome é “NatureSpe – Uma esperança certa”, passível de ser aplicado na escola e replicável em outras realidades, para que os alunos e/ou usuário possam aprofundar seus conhecimentos sobre os crimes ambientais e ao final realizarem denúncias quando do conhecimento da prática de algum dano ambiental.

Presidente - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA