Banca de DEFESA: FLAVIO FONTES FRAGA

DATA: 14/07/2021
LOCAL: google meet
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS PARA ALÉM DO ENSINO TRADICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais. Interdisciplinaridade. Sujeito Ecológico. Ensino tradicional. Relação socioambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Ao longo dos anos, os avanços científico-tecnológico-industrial-informacional têm crescido de forma exponencial, causando profundas mudanças na relação socioambiental. Na conjuntura atual não resta dúvidas de que a educação ambiental (EA) crítica é uma das maneiras mais eficientes para a formação de sujeito ecológicos. O presente trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) na cidade de Lagarto, interior do estado de Sergipe, localizado na região centro-sul do agreste sergipano, a 75 km de Aracaju. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva do método ativo de ensino; com natureza qualitativa; através dos objetivos da pesquisa-ação; e, fundamentado nos procedimentos da aprendizagem baseada em projetos. A principal motivação para concretizar esse estudo está em compreender os motivos que estão levando a sociedade a agir em relação a natureza na contemporaneidade. Utilizando-se dos ideários ecológicos acreditamos que seja a melhor maneira de incentivar a formação de cidadãos críticos-reflexivos-participativos a partir das experiências de seu próprio cotidiano. Nessa perspectiva, objetivou contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivos de sua prática na relação sociedade natureza, bem como discutir como se dá essa relação na atual conjuntura, a partir da interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais; analisar a compreensão de natureza dos sujeitos envolvidos no projeto, no contexto de uma Educação Ambiental (EA) crítica, emancipatória e transformadora; construir um produto educacional e inserir em um e-book no formato pdf. A fim de que ocorresse o desenvolvimento da interdisciplinaridade no decorrer das ações pedagógicas para a formação de sujeitos ecológicos, foi necessário criar estratégias envolvendo as questões cotidianas vivenciadas pelos discentes no processo de ensino-aprendizagem, fato esse que proporcionou a autonomia no decorrer do fazer pedagógico. Inserida neste contexto, o espaço escolar passa a ser um importante espaço de diálogo de saberes e transformação social coletiva, quando permite a inserção das experiências de vida de seus sujeitos na sala de aula, (re)afirmando identidades e (res)significando saberes e possibilitando a construção de debates no contexto das ciências ambientais. Os objetivos propostos foram alcançados no processo de formação de sujeitos ecológicos, porém, o comprometimento de todos os envolvidos foi determinante e possibilitou a construção de saberes que levou em consideração a autonomia dos educandos, (re)significou valores éticos ambientais, atitudes e comportamentos ecológicos.

Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo ao Programa - 1687926 - JANAINA CARDOSO DE MELLO
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT