Banca de DEFESA: CLÉVERTON DE REZENDE SANTOS

DISCENTE: CLÉVERTON DE REZENDE SANTOS
DATA: 22/06/2021
LOCAL: Sala virtual do Google Meet - defesa remota
TÍTULO: A TRILHA INTERPRETATIVA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA GEODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA – SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Unidades de Conservação; Educação Ambiental; Geodiversidade; Trilha Interpretativa
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O Brasil é dono de um exótico patrimônio natural com elevada diversidade de bens naturais bióticos e abióticos. Nesse contexto, a criação de Unidades de Conservação, a exemplo, do Parque Nacional Serra de Itabaiana-SE, é fundamental enquanto política de valorização e proteção ambiental. Desse modo, o desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental busca a sensibilização dos discentes, neste estudo, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, frente a crise ambiental. Assim, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver estratégias de Educação Ambiental voltadas para valorização e conservação da geodiversidade do PARNA Serra de Itabaiana-SE. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema. Também foram realizadas atividades de campo para reconhecimento dos impactos socioambientais e entrevista semiestruturada com o responsável pela gestão do PARNA. No ambiente escolar, em modo remoto, foram aplicados questionários e realizadas oficinas sobre a importância da UCs, com ênfase no PARNA e a Educação Ambiental como alternativa a crise ambiental, e, consequentemente, a degradação dos elementos abióticos - geodiversidade. Os resultados alcançados demostraram a necessidade do desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental em espaços protegidos para uma conexão da sociedade com a natureza, a exemplo, da interpretação ambiental por meio de ferramentas virtuais. O PARNA é uma categoria de Unidade de Conservação do grupo proteção integral, consolidado como o único Parque Nacional do estado. Frente as ameaças ao patrimônio natural, destacam-se a expansão urbana e agropecuária, desmatamento, trilhas clandestinas, disposição inadequada de resíduos sólidos, queimadas, caça ilegal, exploração dos minerais e o turismo desordenado. Nesse contexto, surge emergencialmente a necessidade do reconhecimento e valorização da geodiversidade do PARNA, enquanto suporte para a conservação da biodiversidade. Assim, percebe-se a necessidade do desenvolvimento de estratégias em Educação Ambiental, como a Trilha Interpretativa Virtual composta por um aplicativo “PARNASI” e um “Guia Informativo – Instrucional”. Essas ferramentas somaram-se as oficinas e discussões realizadas, resultando em reflexões voltadas a sensibilização e mobilização social no ensino formal por meio da Educação Ambiental, possibilitando o reconhecimento, valorização e proteção da sociobiodiversidade da Unidade de Conservação PARNA Serra de Itabaiana-SE.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 426495 - MARIA AUGUSTA MUNDIM VARGAS