Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLEY CRUZ SANTANA

DISCENTE: WESLEY CRUZ SANTANA
DATA: 29/04/2021
LOCAL: |UFS
TÍTULO: REFLORESTANDO O SABER: PRODUÇÃO E PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS A PARTIR DE ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE POÇO VERDE/SE
PALAVRAS-CHAVES: Espécies nativas. Caatinga. Reflorestamento
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O meio ambiente é afetado constantemente por ações provocadas pelo homem, dentre elas estão o desmatamento, queimadas, má conservação do solo entre outros, a natureza devolve para ser o humano ações de desastre como secas prolongadas e chuvas excessivas em outras regiões. O município de Poço Verde sofre com as chuvas irregulares provocando secas prolongadas. Mesmo com o avanço em novas áreas para a produção agrícola o município está em vigésimo segundo lugar dentre as 75º cidades mais arborizadas do estado, mesmo ocupando essa posição é importante ressaltar que as espécies utilizadas não são nativas e estão sendo levadas para zona rural e povoados podendo ocasionar prejuízos para o bioma local, no município é encontrado a vegetação Caatinga do tipo hipoxerófila, bioma que possui uma lenta regeneração. A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver ações de reflorestamento a partir da produção de mudas nativas na Escola Agrícola Professor Dimas Rabelo dos Santos que serão usadas para reflorestar à escola, praças e vias públicas do município de Poço Verde. A escola trabalha com aulas práticas voltadas para área rural na primeira etapa será apresentado a pesquisa em desenvolvimento e mostrar aos alunos a importância do bioma Caatinga para região ao fim será aberto as inscrições para fazer parte do projeto que se dará por adesão livre e voluntaria e a partir desse olhar será a reativado o viveiro que a escola possui para produção de mudas nativas e buscar parceiros que possam contribuir com sementes, mudas, insumos ou materiais. Serão realizadas visita na própria área da escola em busca de coletar sementes servirão para formar um banco de sementes para futuras produções na escola e até mesmo para aulas práticas. A busca por parceiros se dará por meio de órgãos públicos e privados como é o caso da prefeitura e secretaria do meio ambiente do município. Na última etapa será feito o plantio em praças, vias públicas e na escola, serão convidadas escolas da cidade contribuírem e participarem desse momento de aprendizado. Como produto desta pesquisa será desenvolvido um aplicativo com capacidade gerar pontos geográficos que representará cada muda que forem plantadas gerando no final um mapa de distribuição, em cada ponto constará nome da pessoa que plantou e nome da instituição que produziu a muda, é esperado sensibilização dos estudantes EAMPDRS a respeito do desenvolvimento socioambiental assim como a valorização da Escola Agrícola e bioma do município.

Presidente - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Externo à Instituição - ARÃO ARAÚJO GOMES