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Banca de DEFESA: GILBERTO JACO CARVALHO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERTO JACO CARVALHO SANTOS
DATA: 09/03/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Didática VII, sala 202
TÍTULO: O AÇUDE PINDORAMA: POSSIBILIDADES DE REVITALIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Recursos Hídricos; Educação Ambiental; Práticas Pedagógicas
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A preocupação com o meio ambiente se intensificou nas últimas décadas do século XX e se tornou mais reflexiva nos diversos contextos sociais. Diante disso, surgiram inúmeras iniciativas nos diferentes segmentos da sociedade com o propósito de promover ações sustentáveis no contexto educacional que estimulam o desenvolvimento de práticas ambientais. A presente pesquisa busca analisar as condições ambientais no açude Pindorama, e por meio de práticas pedagógicas, propor ações voltadas para a sua revitalização, o qual se encontra degradado em decorrência da grande quantidade de efluentes domésticos e resíduos sólidos que são despejados nas suas margens. O percurso metodológico envolveu várias etapas, concretizada em ações que envolveram os discentes e docentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, bem como a população que vive no entorno do açude Pindorama. Com os discentes, realizaram-se atividades pedagógicas que despertaram seu olhar quanto à importância do açude Pindorama. Com a comunidade local, sensibilizá-los quanto às questões socioambientais e o seu reconhecimento como parte do açude. Através da abordagem de análise quali-quantitativo, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com 30 moradores locais, observações e revisões bibliográficas em literatura específica sobre recursos hídricos, bacias hidrográficas, sustentabilidade, interdisciplinaridade, educação ambiental e práticas pedagógicas. Em seguida, buscando identificar a relação entre os sujeitos com suas respectivas comunidades e com a água, foram propostas práticas pedagógicas, tais como: palestra de educação ambiental, oficina e aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida, oficina de cartografia, entrevistas semiestruturadas com a comunidade ribeirinha e culminância para apresentação dos resultados. Através destas propostas foi possível observar o interesse e participação dos discentes e docentes, na palestra e oficinas, ao expressarem questionamentos e vivências sobre a temática ambiental. O mesmo ocorreu com a comunidade local ao participarem das entrevistas e relatarem as problemáticas do açude Pindorama. Por fim, a culminância foi essencial para apresentar a comunidade escolar e local os problemas socioambientais do açude, como também promover a sensibilização ambiental de outros sujeitos. Como produto foi elaborado uma sequência didática de todas as atividades desenvolvidas visando criar um documento para práticas sustentáveis. Conclui-se que promover educação ambiental não é somente perpassar por diversas áreas do conhecimento, mas também pensar em práticas pedagógicas que contribuem para novas reflexões e ações dos discentes e da comunidade local sobre a problemática socioambiental encontrada no açude Pindorama.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 1327544 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - VICENTINA SOCORRO DA ANUNCIAÇÃO

Notícia cadastrada em: 06/02/2020 11:36
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