Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA LIMA DOS SANTOS

DISCENTE: GABRIELA LIMA DOS SANTOS
DATA: 30/01/2020
LOCAL: sala 202 Didática 7
TÍTULO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS ORIUNDOS DA CERÂMICA VERMELHA NA COMUNIDADE DO POVOADO POXICA- ITABAIANINHA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Degradação ambiental. Cerâmica vermelha. Educação ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Os recursos naturais são de extrema importância para sobrevivência humana, entretanto se tornou cada vez mais comum encontrar espaços degradados, pois com o aprimoramento da técnica as ações antrópicas se tornaram latentes no meio ambiente. Em detrimento disso, vários problemas de caráter ambiental vêm aparecendo nas últimas décadas. Assim, surge a necessidade que a comunidade científica venha intervir nesse cenário. Destarte, o referido trabalho tem como objetivo analisar os impactos socioambientais oriundos da cerâmica vermelha na comunidade do Povoado Poxica em Itabaianinha – SE. A atividade socioeconômica possui considerável relevância local, visto que é geradora de centenas de empregos diretos e indiretos, sendo em muitos casos o único meio de sustento para os sujeitos, tendo em vista que muitos residem em bairros com vulnerabilidade social acentuada, o que leva aquela população se sujeitarem a diversos postos de trabalhos, a exemplo dos cerâmicos. Os impactos ambientais gerados pela cerâmica vermelha, vem desencadeando considerável degradação ao meio ambiente, comprometendo o estilo de vida dos sujeitos que vivem aos arredores dessa referida produção econômica. A prática de desligamento dos filtros, bem como a extração de argila de forma insustentável são uma das mazelas que afetam de forma incisiva a população. Logo, a poluição gerada pela fumaça se tornou também um problema de saúde pública, visto que os sujeitos que moram as margens da cerâmica recebem descargas de fumaças semanalmente. Além das situações mencionadas o acúmulo de sedimento suspenso é visível, afetando também a população. Tendo em vista essa realidade, faz-se necessário intervenções que venham mitigar este cenário, assim buscou-se trabalhar com a comunidade escolar, tendo em vista que a educação é o caminho pelo qual se pode construir novos paradigmas com parâmetro na educação ambiental, na sustentabilidade, bem como o discente enquanto centro do seu processo de ensino e aprendizagem, podendo assim intervir se forma consciente sobre suas realidades. As concepções de método da pesquisa, está ancorada no Geossistema, Território e Paisagem - GTP, pois este possibilita analisar um espaço geográfico em sua totalidade, ou seja, apreender as interações e elementos diferenciados que estão interligados na paisagem, no território e no geossistema, levando em consideração os fatores sociais. A proposta de intervenção enquanto produto técnico a ser gerado, será um guia didático o qual está sendo construído com a ajuda dos discentes da Escola Municipal Prof.ª Cecília Garcia dos Santos, o qual tem como objetivo criar materiais didáticos pedagógicos que tenha como base o uso espacial das áreas que compreendem as localidades da cerâmica vermelha na comunidade do Povoado Poxica, fazendo uso de metodologias ativas como complemento da ação ensino-aprendizagem.

Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Interno - 929.666.085-87 - ALBERLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA