Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MILENA FERREIRA LIMA

DISCENTE: MARIA MILENA FERREIRA LIMA
DATA: 23/01/2020
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO: Educação Contextualizada para o manejo do Bioma Caatinga: a Contribuição da metodologia ativa Problematização na Formação da Escola Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro em Poço Redondo/SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Contextualizada. Metodologia Ativa Problematização. Manejo Florestal. Caatinga.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro é um espaço com potencial de transformação da atual realidade, uma vez que nesta Instituição, a educação profissional pode dialogar com a realidade dos educandos, o que contribui para o enraizamento da pertença ao território. Nesse anseio, esta pesquisa foi pensada com o intento de propiciar aos alunos um curso de formação, a partir do método ativo, na produção de um manual, que possa ser memória e guia para a replicação das práticas desenvolvidas. O objetivo geral da pesquisa é auxiliar na formação contextualizada para o manejo do Bioma Caatinga, a partir da metodologia ativa problematização, no Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro em Poço Redondo/SE. Esta é uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e pesquisa de campo, a qual se propõe a realização de um curso de formação de cunho interdisciplinar, utilizando-se das ferramentas da educação contextualizada, a partir da metodologia ativa problematização, que está dividida em quatro módulos. Pretende-se com o curso de formação a geração de subsídios para a produção de um manual, produto didático, que sistematize as experiências didáticas de retomada identitária para o manejo do bioma caatinga, disseminando boas práticas educacionais para os envolvidos. Assim, prioriza-se a questão do fazer/pesquisar, de acordo com o saber da comunidade camponesa/escolar, entendendo que apenas no coletivo pode produzir um conhecimento crítico sobre o lugar onde se vive.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA