Banca de QUALIFICAÇÃO: ITAMARA DE PAULA ANDRADE ARAUJO

DISCENTE: ITAMARA DE PAULA ANDRADE ARAUJO
DATA: 31/01/2020
LOCAL: Sala 202, Didática VII
TÍTULO: SISTEMA AGROFLORESTAL SINTRÓPICO COMO UM POSSÍVEL CAMINHO DE ACESSO AO CORAÇÃO DA TERRA
PALAVRAS-CHAVES: Agrofloresta. Espiritualidade. Ecologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O objetivo da pesquisa é contribuir com os princípios que fundamentam as práticas agrícolas de Ernst Götsch, buscando ampliar a leitura desses princípios na dimensão metafisica e propor uma ressignificação nas formas de cultivar a terra praticadas na escola Família Agrícola de Ladeirinhas “A”. A proposta está vinculada à implantação de um sistema agroflorestal na escola.

Com esses objetivos, a pesquisa pretende contribuir com compreensão do modo de ser e do fazer humano, mostrando a importância que os sistemas agroflorestais encerram para a vida humana e planetária. A pesquisa também propõe lançar um olhar a outras direções, colocando em cena um novo paradigma ou modo de perceber a vida, ampliando os sentidos às redes de conexão não perceptíveis à superficialidade a que a sociedade moderna se entregou. Nessa perspectiva, trazemos a consciência para o ponto de partida de tudo que vivenciamos e consideramos somente o mundo de fora: nosso próprio eu. Encontrar a primeira morada é um caminho de partida para a morada dos outros corações e do coração da Terra.

Com essas reflexões podemos perceber que ao longo dos séculos, o humano cerrou os olhos ante à essência da vida que pulsa em seu próprio peito e ao redor. Numa espécie de miopia crescente, restringe até mesmo a percepção dos sentidos do corpo físico e imerso numa febre delirante destrói a capacidade perceptiva dos laços que nos unem a tudo e ao todo. Fechado em sua própria personalidade, caminha um homem que não sabe o sentido, a causa ou razão do próprio existir e nesse torpor tudo vira caça, objeto, cobiça, posse. Na perspectiva de compreender o sentido do humano e seu atual processo histórico, recorremos à sabedoria original nos reinos da natureza e às sabedorias registradas nas tradições culturais das diversas civilizações. A ruptura dos caminhos que nos unem enquanto consciência cósmica, pelo uso irrestrito da racionalidade humana, reverbera sobre nós em forma de tempestades físicas e psíquicas, a fim de que tudo se revele, se eleve ou se reprocesse na justa colheita de todo seu atuar.

O caminho para a morada do ser é capaz de romper o torpor da ilusão paralisante, destruidora e sufocante da dominação humana e erguer novamente a ponte destruída para a comunhão com todas as formas de vida no universo. Nesse sentido, podemos compreender que encontrar a própria alma é encontrar a alma do universo.

O modo de ser da vida das florestas moveu o olhar de Ernst Götsch para além dos tubos de ensaio do laboratório, em direção ao amor incondicional, e ao senti-lo, conclamou a uma retomada à sensibilidade nos tratos e na relação com a natureza, com nosso irmão e irmãs árvores, animais, minerais e para com a Mãe Terra.

As florestas mostram a forma como a vida pulsa no universo e, para Ernst, a atividade humana deve estar sincronizada com essas leis naturais. Para conseguirmos isto, é preciso que haja em nós mesmos uma mudança fundamental, uma mudança na nossa compreensão da vida. Os sistemas agroflorestais sintrópicos foram elaborados a partir da observação da natureza, através de seus processos de surgimento e expansão da vida, partindo do simples para o complexo. É um modelo que se coloca frente a uma agricultura moderna formadora de grandes desertos e muitos sofrimentos, propondo uma mudança a partir da essência.

Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - AJIBOLA ISAU BADIRU
Externo à Instituição - KATIA VIANA CAVALCANTE