Banca de DEFESA: LUCIANO ANDRADE DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO ANDRADE DA SILVA
DATA: 10/09/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: A INSTRUMENTALIZAÇÃO MUSICAL PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES REFERENTES AOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO RIO DO PEIXE, EM CORONEL JOÃO SÁ/BA
PALAVRAS-CHAVES: Rio do Peixe, Impactos socioambientais, Instrumentalização musical, Sensibilização ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A problemática ambiental torna-se evidente a partir da década de 60, visto os limites da natureza em relação à racionalidade econômica, à crescente urbanização e ao fracionamento do conhecimento. Nesse sentido, a escola possui importante papel na sensibilização dos alunos e da comunidade diante dos impactos socioambientais, haja vista que o âmbito escolar presta papel social significante na formação do cidadão crítico, participativo e consciente diante dos problemas ambientais. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo sensibilizar os sujeitos ecológicos do Colégio Estadual Santo Antônio através da instrumentalização musical sobre os impactos socioambientais do rio do Peixe, na cidade de Coronel João Sá/BA. Para tal, partiuse da problemática socioambiental no rio do Peixe que afeta a população na obtenção da qualidade de vida. Desse modo, a hipótese que norteou a pesquisa baseia-se que através da instrumentalização musical no contexto escolar é possível proporcionar o reconhecimento da realidade local, sensibilizando os discentes em busca de ações para minimizar os impactos socioambientais locais. Assim, a pesquisa-ação deu suporte para a realização desta pesquisa, pois esta é concebida e realizada pela busca da resolução de um problema coletivo. Em relação aos procedimentos metodológicos foram realizados estudos bibliográficos e documental, aplicação de questionário, tempestade de ideias, oficinas para confecção de instrumentos com matérias recicláveis, ação pedagógica associada ao estudo do meio, registro fotográficos, utilização de drone. A atividade de campo possibilitou aproximar a escola com seu entorno, permitindo aos discentes observar e analisar os problemas socioambientais locais. Desta forma, os resultados obtidos ao longo do processo foram expressos através de produções didáticas (vídeo documentário, maquetes, teatro de fantoches, pintura e criação de letras de músicas), desdobraram-se na construção da carta manifesto entregue na Câmara de Vereadores da cidade. Dando continuidade à pesquisa e as ações desenvolvidas, a efetivação da instrumentalização musical realizou-se através da criação de uma percussão com materiais recicláveis, a qual gerou vários produtos, como um clipe e gravação em CD-ROM com as músicas autorais dos discentes. Sendo assim, a pesquisa possibilitou o desenvolvimento de práticas educativas para além da informação, uma vez que a construção do conhecimento não ficou restrito no âmbito escolar, mostrando-se efetivo em atividades que proporcionaram aos sujeitos ecológicos associar o conhecimento sistematizado com a realidade local dos impactos socioambientais do rio do Peixe através da arte musical para sensibilização ambiental não somente na escola, mas na própria comunidade.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA