Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: DIOGENES ALMEIDA DA SILVA
DATA: 03/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: ÁGUAS URBANAS E A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental Crítica; Interdisciplinaridade; Sujeito Ecológico; Educomunicação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Na concepção crítica de Educação Ambiental, acredita-se que a transformação da sociedade é causada por consequência da transformação de cada indivíduo, existindo uma reciprocidade dos processos no qual propicia a transformação de ambos. Nesta visão o educando e o educador são agentes sociais que atuam no processo de transformações sociais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar o processo de ensino-aprendizagem e a formação de sujeitos críticos – alunos e professores – em Educação Ambiental Crítica na Escola Municipal Mário Trindade Cruz, onde delimitamos o lócus da investigação cientifica, a própria escola, o seu entorno e os principais corpos hídricos deste município. Para tanto, o método científico utilizado corresponde ao método de investigação dialética, tendo como base a abordagem quali-qualitativa. Assim, com a intenção de promover a realização dos objetivos propostos, elegemos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e revisão bibliográfica; trabalho de campo - observações livres e participantes, caderneta de apontamentos (diário de campo), registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro serão norteados pela compreensão e impressões dos indivíduos perante aos fenômenos ambientais presente na escola, em seu entorno e nos corpos hídricos superficiais da cidade de Pirambu-SE; e a construção do produto educacional, que é um vídeo documentário criado em várias mãos. Destarte, na perspectiva da ética, a pesquisa buscará através da Educação Crítica, promover um diálogo que culmine na construção do saber ambiental e na formação de sujeitos ecológicos.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo ao Programa - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA