Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA NASCIMENTO GOIS

DISCENTE: SILVIA NASCIMENTO GOIS
DATA: 31/01/2019
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO HÍBRIDO PARA A CONSERVAÇÃO DOS MANGUEZAIS DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental crítica; Ensino Híbrido, Interdisciplinaridade, Manguezais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As interações conflituosas entre sociedade, cultura e natureza na contemporaneidade são reflexos de um modo capitalista vigente das relações e consumo, que tem resultado significativamente em impactos socioambientais nas diversas áreas naturais, em especial ambientes estuarinos, como os manguezais. Apesar da sua relevância biológica, social e econômica, esses ecossistemas têm recebido influência direta da ação antrópica, especialmente devido à expansão urbana desordenada a qual tem resultado em degradações como lançamento de efluentes, acúmulo de resíduos sólidos e diminuição das áreas de mangue. A comunidade escolar que vive no entorno do manguezal é afetada diretamente por esses impactos, portanto, é salutar que esteja envolvida na busca de novos paradigmas entre a relação homem e natureza. A presente pesquisa será desenvolvida com 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral com o objetivo de analisar as potencialidades da Educação Ambiental Crítica para conservação dos manguezais do bairro Jabotiana, Aracaju, a partir da relação Escola, Educação Híbrida e Comunidade. A fundamentação teórica será embasada na Educação Ambiental Crítica a partir da problemática local: os impactos socioambientais nos manguezais do bairro. O método de abordagem escolhido para nortear a pesquisa será o hipotético-dedutivo. As ações pedagógicas elaboradas pelos docentes consistirão em atividades sustentadas pelo Ensino Híbrido, construídas à luz da interdisciplinaridade, e o tratamento das informações será de natureza predominantemente qualitativa. Nos procedimentos metodológicos serão envolvidos alunos e professores, e, posteriormente, a comunidade local, em atividades pedagógicas que possibilitem a construção do conhecimento acerca da conservação dos manguezais. A princípio, será realizada pesquisa bibliográfica, seguida de aulas de campo, exposição fotográfica, oficinas pedagógicas, aplicação do modelo de ensino híbrido, caminhada ecológica e construção do atlas socioambiental, como produto pedagógico final, a partir de toda construção do conhecimento realizado e dos materiais produzidos pelos discentes durante o processo. Como resultados parciais, observa-se que a proposta de envolver a prática pedagógica junto aos princípios de Educação Ambiental crítica tem sido inovador no cotidiano escolar, baseada em atividades já desenvolvidas em sala, nas reflexões acerca de textos, nos registros fotográficos do manguezal conservado e nas concepções demonstradas pelos alunos em suas falas. Nesse contexto, espera-se que o Ensino Híbrido possibilite a construção de reflexões críticas acerca da degradação do manguezal, estimule o protagonismo do discente na busca por atitudes cidadãs na comunidade onde mora e se torne uma metodologia de trabalho inovadora na escola para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 841.269.305-15 - SINDIANY SUELEN CADUDA DOS SANTOS
Interno - 929.666.085-87 - ALBERLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO