Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE NEVES CUNHA

DISCENTE: SIMONE NEVES CUNHA
DATA: 06/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: REUSO DA ÁGUA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Água. Reuso. Educação ambiental. Sujeito Ecológico. Escola Sustentável.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A ação humana tem repercutido de forma negativa sobre o planeta, pois com o desenvolvimento das técnicas e das ciências o homem passou a explorar de forma desenfreada os recursos naturais. Entre os vários bens da natureza que sofrem as pressões das atividades humanas está a água, que é fundamental para a nossa sobrevivência e necessária para o desenvolvimento das atividades econômicas. Por conta de vários fatores de ordem social, econômica e ambiental a escassez e o estresse hídrico se constituem como realidade em várias partes do planeta. Nas áreas urbanas, a demanda elevada atrelada ao desperdício e a falta de saneamento básico, provocam níveis elevados de poluição das águas, uma vez que parte significativa dos esgotos domésticos e industriais são jogados, sem nenhum tratamento, nos corpos aquosos que circundam e permeiam a malha urbana. Desta forma, a eliminação do desperdício e o reuso da água são ações a serem pensadas para reverter a atual situação. Partindo do pressuposto de que é necessário repensar as relações estabelecidas entre a sociedade e o meio ambiente e que a escola é um espaço de extrema importância para a formação de sujeitos preocupados em se engajar na formação de uma sociedade sustentável, a presente pesquisa será desenvolvida junto à comunidade do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, situado no município de Aracaju- SE. Possui como objetivo geral: Sensibilizar a comunidade escolar para o reuso da água com vista a efetivar caminhos para uma escola sustentável. São objetivos específicos: Identificar a postura da comunidade escolar com relação a utilização dos recursos hídricos, bem como sua relação com o meio ambiente; Realizar junto à comunidade escolar ações pedagógicas interdisciplinares focadas na promoção da educação ambiental e na formação do sujeito ecológico objetivando o uso sustentável dos recursos hídricos e o reuso da água; Verificar a viabilidade do reuso de água cinza clara, através da construção de um sistema simplificado de tratamento, visando propor caminhos para uma escola sustentável. A metodologia utilizada é a de pesquisa-ação, pois além de envolver os aspectos da pesquisa, envolve também a ação do pesquisador e do grupo pesquisado. Desta forma, diversas ações desenvolvidas pelo coletivo ocorrerão dentro e fora do ambiente escolar. É uma pesquisa quali-quantitativa cujos dados serão coletados através da observação participativa, registro fotográfico e aplicação de questionário. Estes serão analisados através da análise do conteúdo e representados através de figuras, nuvem de palavras, gráficos, quadros e tabelas que possibilitarão a interpretação dos resultados de forma clara e objetiva. Como produto técnico desta pesquisa será confeccionado um portfólio digital com práticas pedagógicas para uma escola sustentável. Considera-se que as ações de educação ambiental com foco na água e no reuso possam contribuir para a formação do sujeito ecológico, pessoas que assumem um novo estilo de vida com atitudes e comportamentos ecologicamente orientados, efetivando caminhos para uma escola sustentável.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo ao Programa - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo ao Programa - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES