Banca de DEFESA: VALTENISSON CORREA DE OLIVEIRA

DISCENTE: VALTENISSON CORREA DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Didática III, Sala 13
TÍTULO: O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA ESCOLA PROFESSOR BENEDITO OLIVEIRA: O DESPERTAR DO SUJEITO ECOLÓGICO NAS RELAÇÕES COM A BACIA DO RIO PITANGA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais; Espaço hídrico; Interdisciplinaridade; Diálogo dos saberes; Vida; Rio Pitanga.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O espaço escolar apresenta singular importância no processo de reflexão-ação-reflexão, na medida em que o ensino formal pode contribuir para recompor o olhar do sujeito sobre si, sobre o espaço e a natureza enquanto totalidade e, assim, restaurar o olhar e a práxis sobre o ambiente e a nossa casa comum. A problemática da pesquisa foi instigada a partir da observação e constatação do processo de poluição das águas no rio Pitanga, parte integrante da Microbacia Hidrográfica que possui o mesmo nome, localizado nos bairros São Conrado e Santa Maria no Município de Aracaju/SE. Observou-se também a redução da disponibilidade de água potável, na microbacia hidrográfica do rio Pitanga/SE como uma situação-problema a ser problematizada em sala de aula e para provocar os alunos a se enxergarem como participes do processo. O fato de se configurar como área periférica urbana, a problemática socioambiental da água apresenta contrastes na medida em que a sociedade que invisibiliza o homem, o faz também com a natureza, com o meio no qual esse homem se relaciona para a reprodução social. Homem e meio são invisibilizados e socialmente excluídos. Assim, a leitura de mundo, de ser/estar no mundo se apresentou como desafio pedagógico e implicou na necessária reflexão realizada na Escola Estadual Benedito Oliveira, pois trata-se de um lugar de proposição de desafios, refletidos e dialogados entre os sujeitos sociais que vivem e se reproduzem no lugar. Os alunos foram instigados a problematizar a questão ambiental e o cuidar da água como componente central da relação sociedade natureza, visando a recomposição dessa relação e a superação da visão dicotômica e do fracionamento do conhecimento na perspectiva de se pensar o futuro do homem no planeta. Deste modo, o método que foi utilizado nesse processo foi o dialógico (Gadotti, 2006). A metodologia da pesquisa de caráter exploratória, documental, e a investigação foi conduzida pela pesquisa-participante. Como ciência aplicada, para a reflexão-ação-reflexão, foram realizadas oficinas que contribuíram para socialização dos conceitos de rios e os diversos tipos de degradação ambiental, percebidos pelos alunos, como também na sua apreensão sobre a relação sociedade/natureza, durante a realização da trilha ambiental, nosso produto pedagógico. Almeja-se que as problemáticas investigadas, os diálogos e troca de saberes estabelecidos, conduzam para a reflexão do sujeito ecológico e no seu reconhecimento como natureza, na constatação de que todos possuímos a mesma identidade terrena, fazemos parte da casa comum e que o nosso futuro no planeta depende da qualidade das nossas relações socioambientais e da atuação em defesa da vida.

Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Interno - 2191803 - FLORISVALDO SILVA ROCHA
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES