Banca de DEFESA: FELIPE DA FONSECA SOUZA

DISCENTE: FELIPE DA FONSECA SOUZA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Didática III, Sala 13
TÍTULO: EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO PERÍMETRO IRRIGADO PIAUÍ: A (RE) APROXIMAÇÃO DO EU E DO OUTRO NA NATUREZA
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais; Espaço Hídrico; Interdisciplinaridade; Natureza; Rio Piauí.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Ao disciplinar o conhecimento científico, fragmentando os saberes como meio de especializar as formas de exploração dos recursos naturais, a ciência naturalizou a apropriação da natureza, levando o ser humano a pensar-se como algo superior e externo a esta. Tal afirmação, caracteriza a constante degradação ambiental nos espaços hídricos, como por exemplo a poluição, o descarte de efluentes, os usos e desusos da água, e outros meios de agressão ao ambiente, demonstrando assim, que a crise ambiental em questão é também uma crise civilizatória derivada do distanciamento entre sociedade e natureza. Neste sentido, a proposta de integrar o conhecimento a partir da interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais na escola, pode contribuir para a reflexão acerca dessas relações socioambientais, valorizando a identidade dos sujeitos e resgatando a outridade no trato com a natureza. Deste modo, o presente estudo visa analisar a contribuição da escola na ressignificação de conceitos e práticas ambientais para a sustentabilidade do uso da água no Rio Piauí a partir do ensino das ciências ambientais. De modo que, buscamos fundamentar esta pesquisa na fenomenologia existencial de Heidegger (1989), refletindo o homem e sua essência no tempo como ser no mundo, no qual a natureza não é algo simples e material para ser usado e consumido, mas o outro que participa no próprio homem, carecendo, portanto, de uma análise ontológica e interpretativa que busque um novo significado para essa relação. Para tanto, foram realizados inicialmente, estudos bibliográficos fundamentados na discussão sobre a interdisciplinaridade, complexidade e sustentabilidade, aplicada à Bacia Hidrográfica do Rio Piauí. Assim, a presente pesquisa propõe um caminho metodológico no qual, a Escola Municipal Eliezer Porto, localizada no povoado Brejo, município de Lagarto/SE, dentro do Perímetro Irrigado Piauí, foi selecionada para compor o universo da pesquisa, tendo como amostra as turmas de 7º ano A e B do Ensino Fundamental II, correspondente ao quantitativo de 40 alunos, residentes nas comunidades do entorno do perímetro irrigado, bem como a realização de 10 entrevistas com camponeses, pais e/ou responsáveis dos alunos, e membros da equipe escolar para a escuta das histórias de vida dos sujeitos residentes na comunidade. Os procedimentos consistiram em três etapas: a) A constituição de um grupo de pesquisa com os alunos para encontros quinzenais e realização de 10 oficinas pedagógicas de práticas de ensino das ciências ambientais; b) a realização de atividades empíricas no Perímetro Irrigado Piauí para diagnóstico, entrevistas e escuta das histórias de vida dos sujeitos da pesquisa; c) Construção de uma cartilha educacional contendo as narrativas das histórias orais de vida dos sujeitos, as metodologias propostas nas oficinas e as cartografias sociais construídas pelos alunos, como ferramenta de ensino das ciências ambientais. Sendo assim, foi possível desenvolver a sensibilidade do olhar sobre a natureza a partir da valorização da prática educativa na escola viabilizando o protagonismo nos sujeitos através instinto crítico e participativo, na perspectiva da inserção da governança ambiental na comunidade, identificando as problemáticas e propondo o gerenciamento coletivo por meio da reaproximação do eu e do outro na natureza através do resgate da subjetividade na formação de sujeitos ecológicos.

Presidente - 1190318 - NUBIA DIAS DOS SANTOS
Interno - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo ao Programa - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES